Historiador alpinopolense lança site e prepara 2ª edição de livro sobre a história da cidade

O genealogista, pesquisador e historiador Juliano Pereira de Souza lançou o site “Caminhando pela História”, que contém imagens e textos sobre a elaboração do livro que retrata a história de Alpinópolis através dos nomes dos logradouros e prédios públicos. A página também divulga o nome de colaboradores que contribuíram com informações ou cederam arquivos familiares de textos e fotografias que ilustram o livro. O site democratiza e dá acessibilidade à população a parte do conteúdo da obra.

O site foi criado com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo (LPG), em homenagem ao artista de mesmo nome, vítima de Covid-19. O recurso, proveniente de excedentes do Fundo Setorial do Audiovisual e de outras receitas vinculadas ao Fundo Nacional de Cultura, pode ser acessado por produtores de arte e cultura por meio de editais, concursos, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública realizadas pelos estados e municípios.

O historiador inscreveu o projeto “Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas” e, após análise dos pareceristas da SECULT, o projeto foi aprovado e os recursos financeiros repassados, permitindo a criação da página na internet e a atualização do livro para uma 2ª edição.

No dia 1º de maio de 2024, o pesquisador participou do 1º Sarau de Alpinópolis, intitulado “Doncovim Oncovô”, promovido pela Secretaria de Cultura de Alpinópolis. Durante o evento, os participantes contemplados pelos Editais LPG na esfera municipal foram apresentados.

Na ocasião, o pesquisador realizou o pré-lançamento do site “Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas” e expôs a obra e outros trabalhos nos quais colaborou. A iniciativa da criação da página foi bem recebida pela população, que aguarda ansiosamente sua disponibilização para os usuários.

Na página, o leitor poderá conhecer um pouco sobre o autor Juliano Pereira de Souza, visualizar fotografias do lançamento da 1ª edição, evento denominado “Amigos da História”, que homenageou diversas personalidades do município. Também contém divulgação das mídias sociais dos trabalhos do autor e os projetos de conscientização do poder público e da população sobre a valorização de suas figuras históricas.

Os projetos começaram em março de 2018, com o projeto “Ventania Valorizando Nosso Povo – Conhecendo Nosso Povo”, que resultou na publicação de um livro apoiado popularmente e pelas autoridades locais, como o poder legislativo, que nomeou logradouros com os nomes das personalidades descritas no livro, beneficiando os loteamentos Alto da Serra e Jardim Europa I e II.

Posteriormente, foi desenvolvido o projeto “Resgatando Nosso Povo”, apresentado aos vereadores em 1º de fevereiro de 2022. Baseado em pesquisas históricas conduzidas desde 2008, resultou na publicação do livro “A História de Alpinópolis – Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas”, lançado em 2021. Na ocasião, o Projeto de Lei nº 04/2023, que trata da nomeação de logradouros públicos nos bairros Centro, Loteamento Vale do Sol e Padre Figueiredo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara.

O pesquisador Juliano Pereira de Souza revelou que existe uma grande falha histórica em relação a algumas personalidades que precisam ser corrigidas e tratadas com respeito, reconhecendo-as definitivamente como pessoas que muito contribuíram para a evolução histórica e cultural da cidade.

Com a aprovação da Câmara Municipal de Alpinópolis do projeto “Resgatando Nosso Povo”, houve a necessidade de atualizar as informações do livro “Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas”. Graças aos recursos obtidos da LPG, será possível a reedição da obra, que em breve estará disponível para a população.

A 2ª edição do livro contém informações atualizadas sobre nomes de novos logradouros e prédios públicos, além de novas fotografias e textos que enriquecem o conteúdo da 1ª edição.

O autor traz à tona informações de novas figuras históricas que ainda merecem reconhecimento pelo poder público, já fazendo um apelo aos legisladores para propor um novo projeto com essas figuras, detalhado nesta 2ª edição.

O autor também dedica um capítulo específico a várias personalidades que contribuíram para o desenvolvimento cultural, demográfico e econômico da cidade, bem como àqueles que levam o nome de Alpinópolis a regiões distantes do Brasil e até mesmo ao exterior. A obra mantém o objetivo de resgatar o passado, valorizar as pessoas e sua história, conscientizando a população sobre a importância de manter viva a história de seus antepassados.

Outra novidade elaborada pelo autor é a divulgação de parte do conteúdo, cumprindo os requisitos do edital da LPG, que prevê acessibilidade e democratização do acesso à obra. O ícone “Nossa História”, localizado no campo superior da página, permitirá ao internauta desfrutar da leitura de parte do conteúdo da obra, de livre acesso para todos os usuários da internet, tanto por celular quanto por computador.

Juliano Pereira de Souza afirmou que a intenção é que, um dia, todo o conteúdo esteja disponível para a população. Ele destacou que a história precisa ser preservada e conhecida por todos, para que um povo que realmente se importa com sua cidade, estado e país conheça sua trajetória, evite erros passados e aprimore os acertos, permitindo a evolução como cidadãos.

Para conhecer a página acesse: https://caminhandopelahistoria.com.br/

Leave a Reply