Há 77 anos, Alpinópolis realizou cerimônia para celebrar fim da 2ª Guerra

No ano de 1945 aconteceu em Alpinópolis, por ocasião do fim da Segunda Guerra Mundial e a consequente vitória das forças aliadas, das quais o Brasil fazia parte, uma cerimônia comemorativa solene. O evento foi realizado na Praça do Rosário, cujo nome, nessa época, ainda era Praça Marechal Deodoro e contou com a presença de autoridades e pessoas ilustres da comunidade alpinopolense.

Já quase no final da guerra, soldados brasileiros – os chamados “pracinhas” – conseguiram alcançar o cume de Monte Castelo e derrubar a fortaleza alemã que impedia o avanço das forças aliadas rumo a Bolonha, na Itália. Tal feito foi devidamente lembrado durante a cerimônia em Alpinópolis com exaltação, especial, ao presidente Getúlio Vargas.

Com as cores da Bandeira Nacional, foi levantado um altar ao pé do cruzeiro que existia na praça, onde hoje fica o estacionamento do fórum da comarca. Esse cruzeiro, em torno do qual cresceu uma frondosa figueira, por muito tempo ornamentou o local.

Na foto pode ser visto, em destaque, no papel de orador, o então prefeito José de Carvalho Faria (Doutor Zezé), ocupando a parte central do palanque, em frente a um grupo de coroinhas. Do lado direito estão o vigário Vicente Bianchi, o ex-prefeito Antônio Herculano dos Reis, Lupércio da Silva Couto, José Corinto de Morais, Érico Ramos de Oliveira, Aureliano Ferreira Lopes, o também ex-prefeito Lázaro Brasileiro, Ana Reis, Dica Lemos e Diva Lemos.

Do lado esquerdo estão José Gonçalves da Silva Sobrinho, João Cândido de Souza, Lázaro de Oliveira Vilela, Antônio de Oliveira Lemos, Dermival Passos, Antônio Vilela dos Reis, Joaquim Antônio de Morais, Lília Faria, Leonor de Paula, Irene Krauss e Geralda Faria. Embaixo do cartaz, que leva estampada uma foto de Getúlio Vargas com os dizeres “Salve! Presidente Vargas”, está sentado Domingos Pinto dos Reis.

Neste mesmo ano alguns outros acontecimentos relevantes marcaram a cidade de Alpinópolis. Em 1945 foi realizada a demolição do antigo templo e o início da construção da nova Igreja Matriz de São Sebastião, concluída quatro anos depois. É ainda o ano de nascimento do dramaturgo alpinopolense José Vicente, grande expoente do teatro brasileiro. Esse foi também o ano da inauguração do Cine Rosário, cujo proprietário era o senhor Osvaldo Brasileiro e o operador Onofre Paschoal dos Santos (Sabiá). Na primeira sessão deste cinema, no dia 18 de outubro, foi exibido o filme “E as Luzes Brilharão Outra Vez” (Joan of Paris – 1942), dirigido pelo cineasta Robert Stevenson.

Referências Bibliográficas: Livro “História de Alpinópolis” (José Iglair Lopes) – Jornal “Correio dos Alpes” (Omar Cabral Krauss)

Leave a Reply