Grupo Escoteiro Ventania participa de evento de escotismo em Pimenta

Durante o último final de semana, alguns integrantes do Grupo Escoteiro Ventania 194/MG – GEV participaram do evento “Rally dos Lobinhos”, um acontecimento temático que reúne vários grupos de escotismo para aplicar atividades divertidas e educativas. Os anfitriões foram os membros do Grupo Escoteiro Monsenhor Ivo Soares de Matos, com sede no município de Pimenta/MG.

Participaram do encontro os componentes do grupo alpinopolense pertencentes a um ramo do escotismo denominado “lobinho”, que atua com crianças na faixa etária entre 6,5 e 10 anos. O “Rally dos Lobinhos” é um evento regional tradicional do ramo lobo, sendo sempre realizado no mês de outubro, em comemoração ao Dia Mundial do Lobinho. As crianças foram acompanhadas pelo chefe Marcos Lima e sua esposa Néia, lideranças escoteiras locais.

Também na semana passada aconteceu, nas dependências do Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral – IEPUC, que serve de sede para o GEV, uma solenidade chamada de “Promessa Escoteira”, oportunidade em que os novos admitidos no grupo comprometem-se, voluntariamente, a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos dessa promessa estão contidos nos chamados “Princípios do Movimento Escoteiro”.

Estiveram presentes nesta solenidade o presidente da Cooperativa de Ensino de Alpinópolis – CEAL, Sebastião Sandre Angelo, o diretor do Distrito da Serra da Canastra, Jeovane Cascais Santos, assim como pais e familiares dos lobinhos e escoteiros.

O GEV funciona em parceria com o IEPUC desde o ano de 2016. A sede foi estabelecida nesta instituição, pois a CEAL, entidade mantenedora da escola, tomou a iniciativa de apadrinhar o projeto e providenciar todo o trâmite legal e logístico para as atividades. “A escola se dispôs a apadrinhar este grupo de escoteiros por acreditar nos benefícios sociais que esse tipo de atividade traz para a sociedade. Uma das funções do cooperativismo é justamente promover o bem-estar social, sendo que a prática do escotismo fomenta a cidadania e, por consequência, auxilia o desenvolvimento social”, destacou o presidente da cooperativa.

Deixe uma resposta