Fogo atinge o Monte das Oliveiras, em Alpinópolis, e é contido pela PM e voluntários

Na noite desta terça-feira (13) um incêndio atingiu o principal ponto turístico do município de Alpinópolis, o Monte das Oliveiras, situado no bairro Vila Betânia. As chamas arderam por cerca de duas horas e foram contidas graças ao empenho dos policiais do 3º Pelotão da PM, assim como de alguns moradores, que contaram com o apoio do caminhão-pipa da Prefeitura Municipal. Em primeira análise, nenhum dos monumentos do retiro espiritual parece ter sido queimado, porém o local ainda passará por uma avaliação de danos mais detalhada. Ninguém se feriu.

Os militares foram avisados do incêndio por moradores, por volta das 19h30, no entanto presume-se que as chamas tiveram início cerca de meia hora antes. Já no local, a guarnição, contando com suporte do caminhão-pipa e de voluntários, passou a combater as chamas que foram contidas aproximadamente às 21h.

As labaredas chegaram a se aproximar de fios de alta tensão, presentes em postes que atendem o bairro, o que poderia resultar em consequências mais sérias, caso fossem atingidos. As chamas colocaram em risco, ainda, algumas residências nas proximidades. No entanto, devido ao trabalho rápido de contenção, nada mais grave aconteceu.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, porém os policiais não descartam a possibilidade de ter sido iniciado de forma criminosa.  A corporação alerta sobre os perigos do fogo que atinge a zona urbana, uma vez que residências, rede elétrica e órgãos públicos podem ser atingidos.

O Monte das Oliveiras, cenário bíblico idealizado pelo historiador José Iglair Lopes, é um projeto que relata a história da cristandade, por meio de monumentos e representações. Está situado no alto de uma pequena colina, na parte oriental da cidade, em uma área de 90 mil metros quadrados. O local é hoje o maior cenário bíblico a céu aberto do Brasil.

Leave a Reply