Festival de Música Online de Alpinópolis supera 20 mil views

A Secretaria de Cultura de Alpinópolis realizou o 1º Festival de Música Online do município que contou com premiações para promover novos talentos e lives de vários segmentos como gospel, sertanejo, MPB, cultura popular, rap e música eletrônica. A final da competição aconteceu na última quinta, 8, e movimentou as redes sociais, com cerca de 20 mil visualizações.

De acordo com o secretário de Cultura, José Geraldo da Silva, o Zgê Geraes, o evento promoveu a mineiridade musical em três categorias diferentes. “Foram três categorias, a Infantil, a Adulto e da Folia de Reis. O festival foi um evento pautado pela promoção e valorização da mineiridade. Estamos no Ano da Mineiridade e, nesse sentido, buscamos a sua valorização através do patrimônio cultural, das culturas populares, em específico das companhias de Reis, da promoção das violas e indo além para a afromineiridade”, disse.

“O evento teve diversas questões importantes. Valorizou as pessoas que se inscreveram, promoveu a mineiridade do nosso patrimônio imaterial que precisa ser mais valorizado e a Folia de Reis, que tem dificuldade em se manter, e atingiu diversas outras vias que não esperávamos atingir. Temos que enaltecer nossa tradição, mesmo no âmbito das tecnologias virtuais”, afirma.

Segundo o secretário, as premiações foram importantes para os artistas, mas o sucesso alcançado na promoção da música mineira foi a recompensa mais valiosa, já que o festival chegou a 20 mil visualizações nas redes sociais. “A maior premiação foi literalmente a participação, que movimentou 20 mil visualizações nas redes. No entanto, outras premiações quanto à gravação de um clipe, EP e outros materiais de trabalho para impulsionar as carreiras dos artistas que desejarem seguir em frente. O evento foi específico para os cantantes e artistas de Alpinópolis”, disse.

Os espetáculos vencedores também ganharam premiações em dinheiro. Segundo informações da Secretaria de Cultura, os valores não devem ser divulgados, uma vez que o foco do festival foi promover as questões artísticas.

O processo de eleição dos finalistas e vencedores da competição foi feito em duas medidas, onde os jurados não foram expostos para não criar um clima de nervosismo aos participantes. Na primeira, o peso do público pela quantidade de visualizações nas redes correspondeu a 30% da nota. Já os outros 70% da nota foram decididos pelos jurados técnicos, personalidades e convidados.

Gustavo Venâncio Silva ficou em primeiro lugar na categoria infantil; Antônio Alves Neto (3º lugar), Everson Roberto (2° lugar) e a dupla Afrania de Lira Martins e Marina Reis da Silva (1° lugar) foram os finalistas da categoria Adulto. Na categoria Folia de Reis, a primeira colocada foi a Companhia do Sr. Joaquim Alves e a segunda, a do Sr. Valdeci Fonseca. Os destaques do 1° Festival de Música Online de Alpinópolis já haviam passado da fase presencial da disputa que aconteceu no Clube Serra Verde em uma confraternização entre participantes e público.

Fonte: Folha da Manhã

Leave a Reply