Fazendeiro de Alpinópolis está entre os maiores produtores de leite do Brasil

Uma sondagem realizada para acompanhar a chamada “geografia do leite no país” apontou que o agropecuarista Antônio José Freire, de Alpinópolis, está entre os 100 maiores produtores do Brasil. O alpinopolense é dono da Fazenda Pérola, sua principal propriedade, e ocupa atualmente a 28ª posição no ranking nacional, produzindo mais de 17 mil litros por dia. O levantamento “Top 100 – Os 100 Maiores Produtores de Leite do Brasil” é uma iniciativa do site MilkPoint, que visa conhecer quais e onde se localizam os mais relevantes expoentes da pecuária leiteira do país.

Em seus cerca de 800 hectares de terra, divididos em oito propriedades, Toninho Freire, como é conhecido na região, trabalha em companhia dos quatro filhos. Os dois homens, Mateus e Enéas, compartilham as principais funções da produção. Mateus é responsável pelos animais, sendo incumbido de atividades que vão da inseminação à ordenha, e Enéas cuida da lavoura, que garante a alimentação do rebanho. As duas filhas, Lílian e Helen Rose, são as encarregadas das tarefas burocráticas das fazendas.

Toninho Freire, homem nascido na roça, conta que antes de se iniciar na agropecuária foi dono de uma transportadora. No entanto, há cerca de 30 anos, decidiu voltar às origens e dedicar-se ao campo, com foco na produção leiteira. O negócio, que começou pequeno, cresceu ao ponto de colocar o fazendeiro entre os maiores do Brasil em sua atividade, com uma produção diária de 17.778 litros de leite.

Minas Gerais é o estado com maior número de fazendas presentes no Top 100, com 42 propriedades. Destas, quatro estão no Sudoeste de Minas. Além de Toninho Freire, figuram na lista o carmelitano Antônio Carlos Pereira, que ocupa a 5ª posição nacional; o Grupo Cabo Verde, de Passos, na 12ª posição; Mauro Paim Beraldo e Ivanir Rodrigues Ferreira, ambos de São João Batista do Glória, ocupando a 38ª e 46ª posições, respectivamente.

O Top 100 é um levantamento idealizado pelo MilkPoint, iniciado em 2001. O objetivo é identificar e conhecer mais sobre os 100 maiores produtores de leite do território nacional, a partir da quantidade efetivamente comercializada do produto.

Deixe uma resposta