Fazendeiro de Alpinópolis está entre os maiores produtores de leite do Brasil

Uma sondagem realizada para acompanhar a chamada “geografia do leite no país” apontou que o agropecuarista Antônio José Freire, de Alpinópolis, está entre os 100 maiores produtores do Brasil. O alpinopolense é dono da Fazenda Pérola, sua principal propriedade, e ocupa atualmente a 32ª posição no ranking nacional com uma produção que alcançou mais de 7,16 milhões de litros no ano passado, uma média de 19,6 mil litros por dia. O levantamento ‘Top 100 2019’ tem como base o volume registrado em 2018 e visa conhecer quais e onde se localizam os mais relevantes expoentes da pecuária leiteira do país.

Em seus cerca de 800 hectares de terra, divididos em oito propriedades, Toninho Freire, como é conhecido na região, trabalha em companhia dos quatro filhos. Os dois homens, Mateus e Enéas, compartilham as principais funções da produção. Mateus é responsável pelos animais, sendo incumbido de atividades que vão da inseminação à ordenha, e Enéas cuida da lavoura, que garante a alimentação do rebanho. As duas filhas, Lílian e Helen Rose, são as encarregadas das tarefas burocráticas das fazendas.

Toninho Freire, homem nascido na roça, conta que antes de se iniciar na agropecuária foi dono de uma transportadora. No entanto, há mais de 30 anos, decidiu voltar às origens e dedicar-se ao campo, com foco na produção leiteira. O negócio, que começou pequeno, cresceu ao ponto de colocar o produtor entre os maiores do Brasil em sua atividade, com uma produção diária de 19.639 litros de leite.  Apesar de ter perdido quatro posições no ranking brasileiro – no último levantamento era o 28º colocado – o fazendeiro aumentou em mais de 10% sua produção nos últimos 12 meses.

Minas Gerais é o estado com maior número de fazendas presentes no Top 100, com 44 propriedades. Destas, sete estão no Sudoeste de Minas. Além de Toninho Freire, figuram na lista o carmelitano Antônio Carlos Pereira, que ocupa a 6ª posição nacional; o Grupo Cabo Verde, de Passos, na 10ª posição; Ivanir Rodrigues Ferreira e Mauro Paim Beraldo , ambos de São João Batista do Glória, ocupando a 43ª e 44ª posições, respectivamente; Grupo Catete, de Ilicínea, na 70º posição; Moizés e Luciano Lemos, de Carmo do Rio Claro, na 79º posição.

O Top 100 é um levantamento idealizado pelo MilkPoint, iniciado em 2001. O objetivo é identificar e conhecer mais sobre os 100 maiores produtores de leite do território nacional, a partir da quantidade efetivamente comercializada do produto.

Leave a Reply