FALECE LOÍTO, EX-PREFEITO DE ALPINÓPOLIS

loito_tribuna_alpina

Faleceu em Alpinópolis, nesta terça-feira (20), o ex-prefeito Eloy de Faria Filho, mais conhecido como Loíto. Ocupou o cargo de prefeito entre os anos de 1967 e 1971 e de secretário da Câmara Municipal entre 1959 e 1960.

Foto de Loíto na Galeria dos Prefeitos da Prefeitura de Alpinópolis
Foto de Loíto na sede da Prefeitura de Alpinópolis

Talvez a ação mais marcante de seu mandato do Executivo tenha sido a implantação do sistema de telefonia da cidade, sendo que a linha construída ligava Alpinópolis a São Pedro da União, local em que ramificava até Guaxupé, de onde se interligava à Rede Nacional de Telefonia. Em sua gestão, época de limitados recursos nos cofres municipais, Loíto habilmente conseguir fazer importantes investimentos em saneamento básico, na construção de escolas rurais, em infra-estrutura da malha de estradas vicinais e aquisição de maquinário. Era bom administrador.

A pavimentação da Praça Osvaldo Américo dos Reis, em torno da Igreja Matriz, recebeu o calçamento em mosaico português na gestão de Loíto, porém não seria justo ocultar o fato de que o desenho nasceu da criatividade artística do professor Nathanael Pimenta Pereira Freire.

Loíto e Lígia em ocasião da comemoração de seus 60 anos de casados
Loíto e Lígia em ocasião da comemoração de seus 60 anos de casados em 2009

Loíto era casado com Dona Lígia de Carvalho Borges de Faria e pai de oito filhos que lhe renderam numerosa prole. Foi também professor, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e um dos fundadores da COORAL em 1957.

Leave a Reply