Evento em Alpinópolis destina mais de R$ 72 mil para o HRC de Passos

Um almoço beneficente, realizado no Parque de Exposições de Alpinópolis no dia 1º de setembro, arrecadou um total de R$ 72.580,50 em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos. O evento, que também contou com leilão de gado e de prendas, serviço de bar, brinquedos infantis e diversos shows, foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Alpinópolis, em parceria com a Paróquia de São Sebastião e a Rádio FM Ventania. Cerca de duas mil pessoas passaram pelo local e foram vendidos mais de mil marmitex.

As atividades começaram pouco antes das 11h e se estenderam até às 19h. Segundo os organizadores, uma das principais motivações para a realização de mais um evento beneficente para auxílio do HRC é a questão do grande número de atendimentos prestados pela entidade ao município de Alpinópolis, onde a elevada incidência da doença é preocupante.

Um estudo recente, divulgado em abril deste ano pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em cooperação com o Conselho Federal de Medicina (CFM), mostrou que o câncer figura como principal causa de mortalidade por enfermidades em Alpinópolis. Os números deste levantamento indicam que, na cidade, 21% das mortes provocadas por doença tem como causa o câncer. No ano analisado (2015) foram 126 óbitos registrados em decorrência de diversas moléstias, dos quais 26 ocasionados por algum tipo de tumor cancerígeno. As estatísticas apontam que a incidência no município atinge 13,25 de cada 10 mil habitantes, sendo considerada alta.

Em face dessa realidade a população de Alpinópolis, desde as primeiras ações acontecidas em 2006, se mobilizou para auxiliar na construção e promover a manutenção do HRC. Já foram vários eventos, campanhas e coletas de porta a porta elaborados com o fim de arrecadar fundos destinados à instituição.

De acordo com Claudinei Avelino de Andrade, diretor da Rádio FM Ventania e um dos responsáveis por esta última ação, mais uma vez a comunidade reconheceu a nobreza da causa e compareceu em massa para respaldar o HRC. “O povo alpinopolense tem consciência da importância deste hospital para a cidade e região, por isso sempre apoia as iniciativas voltadas para a causa. Vimos o parque de exposições cheio, em um ambiente familiar, onde as pessoas tinham o único propósito de ajudar”, observou. Também encabeçaram a organização do evento José Carlos de Paula, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, e o padre Donizetti Brito, pároco local.

Os recursos arrecadados foram encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Passos – mantenedora do HRC – na tarde da última segunda-feira (10), quando a comissão de Alpinópolis entregou, pessoalmente, o cheque ao setor responsável pelas finanças. “O Hospital Regional do Câncer é, antes de mais nada, uma obra humanitária e os construtores são pessoas especiais que transformaram a palavra em ação, o exemplo em adesão, o sentimento em trabalho. Por fazer parte dessa rede de parceiros que representa o combustível necessário para transformar o projeto e o sonho de uma imensa região em realidade, em nome da Santa Casa e HRC e daqueles que um dia poderão contar com o atendimento deste hospital, fica nossa gratidão”, declarou Elidiane Rodrigues de Lima, supervisora de captação de recursos da entidade.

Deixe uma resposta