Estudantes de projeto bilíngue realizam passeio pedagógico em fazenda de Alpinópolis

Alunos da Cooperativa de Ensino de Alpinópolis, instituição que neste ano de 2019 adotou o sistema de ensino bilíngue, realizaram uma visita com fins pedagógicos a uma propriedade rural do município. No local os estudantes tiveram oportunidade de aprofundar, de forma interdisciplinar, estudos sobre alimentos de origem vegetal e animal, bem como desenvolver noções sobre agricultura de subsistência e trabalho rural.

A iniciativa, encabeçada pelas educadoras Vaninha Vilela e Vanice Amaral, permitiu que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental vivenciassem, diretamente no campo, ensinamentos recebidos dentro da sala da aula. O caráter interdisciplinar da visita possibilitou, em uma mesma ação, permear os conhecimentos dos alunos sobre ecologia, empreendedorismo, matemática, entre outras disciplinas, com as habilidades linguísticas adquiridas através do sistema bilíngue de ensino.

“A metodologia de ensino de língua inglesa adotada pelo Iepuc é pautada na abordagem comunicativa, que privilegia o uso prático do idioma. Uma atividade como essa possibilita às crianças justamente isso, ou seja,  fazer uso do inglês neste contato com o meio rural que é comum para a maioria delas”, explicou a professora Vanice Amaral.

A visita aconteceu na última quinta-feira (12) e foi realizada na propriedade de João Lázaro Lima, situada no bairro rural Pacheco, em Alpinópolis. Durante o passeio as crianças tiveram contato com atividades relacionadas ao setor primário da economia – agropecuária – e ainda puderam acompanhar o processo de produção artesanal de alguns alimentos tradicionais da região, como o doce de leite em pedaços, o melado e a rapadura.

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