Estudante de Alpinópolis disputa fase final de Olimpíada de Português

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa completou a fase semifinal do concurso e apresentou todos os finalistas nas cinco categorias de gênero textual. Entre eles está Lavínia Soares Cardoso Bastos, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dona Indá, de Alpinópolis, instituição dirigida por Ana Andrea Oliveira. A aluna foi orientada pela professora Rosa Maria Mendes de Lima e concorre com o título ‘Menina da Boca Roxa de Amora’, na categoria Memórias Literárias.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A escritora homenageada desta edição é Conceição Evaristo.

O estado de Minas Gerais terá nove alunos e seus professores na final que será realizada na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando vão ser conhecidos os vencedores nacionais. Nessa edição o evento recebeu 15.461 inscrições de Minas Gerais. Além da rede estadual de ensino, o programa teve adesão das secretarias de educação de 607 municípios, totalizando 3.563 escolas. No Brasil, foram 171.035 inscrições nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), alcançando 42.086 escolas.

Dos nove alunos de Minas Gerais que chegaram à final, dois pertencem à região. Além de Lavínia, uma estudante de Formiga disputa, coincidentemente, uma vaga na mesma categoria que a alpinopolense. Com o título ‘Doces Memórias’, Adrielle Vieira de Oliveira, da Escola Municipal Centro de Atenção Integral A Criança (CAIC), que teve a supervisão da professora Juralice Rita da Silva, também concorre pela categoria Memórias Literárias, que envolve estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

O supervisor Regional de Ensino da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos, Anderson Christian Pereira, ponderou que a “a Olimpíada de Língua Portuguesa, juntamente com a de Matemática, são eventos em que nossas Escolas sempre alocaram bastante tempo e esforço. A Olimpíada de Língua Portuguesa deste ano demonstrou-se positiva, tanto na quantidade de alunos participantes, quanto na qualidade das produções inscritas. Deste modo, obtivemos bom retorno do tempo e esforço investidos nessa sexta edição da Olimpíada”.

Ainda, considerando que “o estado de Minas Gerais logrou nove finalistas na Etapa Nacional e, em se tratando de um Estado que está dividido em 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE’s), termos dois finalistas de uma mesma Regional é, realmente, algo a se comemorar”, refletiu Anderson.

Portanto, o impacto dessas duas finalistas da região na final “é muito positivo, tanto para nós, aqui na SRE, quanto para nossas Escolas. Isto nos faz crer que o trabalho que tivemos, ao longo deste ano, apesar de árduo, estava direcionado corretamente”, acredita.

Em relação a expectativa para o resultado que será divulgado no dia 9 de dezembro, em São Paulo, o supervisor está confiante, afinal, “com duas finalistas, a chances são dobradas. Esperamos que nossas alunas se consagrem campeãs, apesar de que elas estão disputando na mesma categoria, a de Memórias Literárias, serão premiados os quatro melhores de cada categoria. Mas as alunas Adrielle e Lavínia, e suas respectivas professoras, Juralice e Rosa Maria, somente por terem chegado à Etapa Nacional, já são campeãs”, afirmou.

Fonte: Folha da Manhã

Leave a Reply