Estrada rural Alpinópolis/Passos será asfaltada em breve

A cidade de Alpinópolis recebeu com alegria o comunicado do Governo de Minas de que, em breve, terão início as obras de pavimentação dos 31 km da estrada Alpinópolis-Passos, passando pelo bairro rural do Pacheco. O secretário da SETOP (Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas) Carlos Melles disse que nos próximos dias será publicado o edital de licitação para elaboração de projetos visando a pavimentação de novos trechos rodoviários do programa Caminhos de Minas, no qual está incluído o município alpinopolense. O secretário explicou que nessa fase o governo estadual já autorizou a realização de projetos que beneficiam 90 novos trechos, que totalizam 2.592 km.

Carlos Melles anunciando novos trechos do programa Caminhos de Minas

Segundo declarações de Melles, o governador Antônio Anastasia vem consolidar com esse programa parte do Planejamento Estratégico de Logística de Transportes, elaborado a partir do PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) para o período 2007-2023. Afirmou ainda que ações dessa natureza tem sido prioridade da gestão estadual e objetivam dotar Minas Gerais de moderna infraestrutura com o fim de promover o desenvolvimento econômico e reduzir a desigualdade social entre as regiões mineiras.

“Estamos em um processo permanente de planejamento e projeto para a construção das estradas. O Caminhos de Minas é um programa estruturador, são 7 mil quilômetros de estradas. Temos obras em andamento e temos um conjunto de projetos que estão iniciados, e algumas outras obras que o projeto ainda precisa ser iniciado. É um programa histórico e de grande dimensão”, disse o secretário.

Prefeito Edinho do Osvaldo

O prefeito Edson Luiz Rezende Reis, o Edinho do Osvaldo (DEM), comemorou a chegada da notícia dizendo que essa era uma reivindicação levada ao governo do estado já em seu primeiro mandato, quando ainda era governador mineiro o atual senador Aécio Neves (PSDB-MG). “Desde 2007 estamos nessa luta, junto com nossas bases, para concretizar esse sonho que é o asfaltamento desse trecho da estrada que liga Alpinópolis a Passos. Por intermédio do deputado Antônio Carlos Arantes e de Carlos Melles, que então atuava como deputado federal, fizemos contato com o governador e tivemos audiência com o secretário de estado da SETOP, que na época era o Fuad Noman. Na última campanha eleitoral para o governo do estado, quando o Anastasia visitou a região, lembramos a ele de nossa reivindicação e agora, no final de nossos trabalhos diante da prefeitura, vemos nosso pedido ser atendido. Estou muito feliz com a notícia”, pontuou o prefeito.

Gerson Alves

Para o aposentado Gerson Carlos Alves, proprietário de um sítio do bairro rural Pacheco (por onde passará a nova estrada), essa foi uma notícia maravilhosa, tanto para os produtores das imediações quanto para a população, não apenas alpinopolense, mas de toda a região. “O desenvolvimento que trará esse asfalto dispensa comentários. O encurtamento dos caminhos que ligam cidades importantes do sul e sudoeste de Minas traz benefícios inquestionáveis para a economia regional. Eu, particularmente, vou até me mudar para meu sítio depois que o asfalto estiver pronto”, comentou Gerson.

Leave a Reply