Estoque de vacina contra febre amarela está zerado em Alpinópolis

vacina_febre_amarela

O estoque de vacinas contra a febre amarela se esgotou na rede pública de Alpinópolis devido à alta procura, conforme informou a Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal. A previsão é de que uma nova remessa esteja disponível já na próxima segunda-feira (30).

A enfermeira Eliana Guilhermina da Cruz, responsável pelo setor de imunização do Departamento Municipal de Saúde (DMS), informou que a grande demanda vem ocorrendo devido ao surto da moléstia registrado em Minas, o que leva naturalmente as pessoas a procurarem pela vacina. Em função desse aumento no volume de imunizações, as doses acabaram ainda na terça-feira (24), uma vez que o município contava apenas com seu estoque de rotina.

Foram vacinadas cerca de 600 pessoas em Alpinópolis nos últimos dias, consumindo uma média de 80 doses diárias, o que acabou por zerar o estoque rapidamente. Segundo a enfermeira, um pedido de reposição já foi encaminhado à Superintendência Regional de Saúde em Passos e a prefeitura aguarda a chegada de 1.500 doses, quantidade considerada suficiente para o atendimento da demanda do município. A previsão é que o novo lote seja entregue na tarde de amanhã e a vacinação seja retomada na próxima segunda-feira (30).

O DMS ainda informa que o horário para a vacinação, nas próximas segunda e terça-feira, seguirá um cronograma especial traçado pela equipe do setor. O atendimento será estendido, começando às 8h e seguindo até às 15h, e não apenas até às 12h como vinha sendo feito. Outra medida será a expansão dos locais onde haverá vacinação que, nestes dias, passará a ser feito em todos os PSFs do município, isto com o intuito de oferecer o serviço de maneira mais ágil à população que, segundo consta, já mostra muita preocupação com a situação, principalmente depois da confirmação das mortes causadas pela doença na cidade de Delfinópolis, aqui no Sul de Minas.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a maior procura em Alpinópolis é feita pelo público adulto e que não tem cartão de vacinação. As estratégias emergenciais estão sendo adotadas pelo setor que espera, já na próxima semana, atender toda a demanda existente dentro dos limites municipais. Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar as unidades de saúde da cidade para os devidos esclarecimentos.

É importante lembrar que os sintomas da febre amarela se parecem com os de uma gripe. Além de febre, há amarelão na pele e nos olhos, calafrios, dores de cabeça e no corpo. Apresentando esses sintomas é necessário que a pessoa procure atendimento médico com urgência.

Deixe uma resposta