Neste domingo (30) os integrantes do Grupo Escoteiro Ventania – GEV 194/MG, de Alpinópolis, participaram do 28° MutEco (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica). Alinhados ao tema anual dos Escoteiros do Brasil para 2019 – ‘Escotismo: uma Aventura Saudável’ os escoteiros e lobinhos – membros com até 10 anos de idade – promoveram a revitalização de uma praça pública, situada no bairro CEA.
A atividade, que ocorre em grupos espalhados por todo o país, é considerada de grande importância para despertar a consciência ecológica das crianças dentro do movimento escoteiro, já que as incentiva a colaborar e agir em prol da causa ambiental. Segundo explica o chefe Marcos Lima, o evento busca fomentar nos participantes a preocupação com o meio ambiente em todas as suas vertentes, inclusive no espaço urbano. “Em Alpinópolis optamos, este ano, pelo trabalho de revitalização de uma pequena praça da cidade. Com a devida autorização da Prefeitura de Alpinópolis, neste espaço os escoteiros e lobinhos caiaram guias e troncos de árvores, colocaram lixeiras, recolheram o lixo, entre outras coisas. Com isso estamos fazendo a nossa parte para seguir o que ensinou o fundador do escotismo, o Inglês Robert Baden-Powell, que nos disse para deixarmos o mundo um pouco melhor do que como o encontramos”, declarou.
A ação escolhida foi a revitalização da praça José Júlio Mariano, situada no bairro CEA, onde os integrantes do grupo promoveram atividades como caiação da parte inferior dos troncos das árvores e das guias de cimento da praça. Também foram colocadas várias lixeiras, confeccionadas pelos próprios escoteiros com material reciclável (galões grandes de produtos de limpeza), instaladas sobre bases feitas de bambu. Ao final o grupo realizou uma limpeza geral no espaço.
A garotinha Sofia Krauss, de sete anos, integrante do grupo desde o ano passado, mostrou animação e boa vontade para participar do MutEco 2019. Segundo ela, a proteção do meio ambiente é fundamental para o futuro da humanidade e os escoteiros, por princípio, têm compromisso com essa causa. “A gente sabe que se não cuidar do meio ambiente o planeta não vai aguentar por muito tempo e muita gente vai sofrer, não só as pessoas que estão aqui agora, mas também as que ainda vão nascer. Eu e minha ‘alcateia’, e também os outros escoteiros, vamos trabalhar e fazer o melhor possível”, disse a ‘lobinho’.
O GEV-194 funciona em parceria com a Cooperativa de Ensino de Alpinópolis desde o ano de 2016. A sede foi estabelecida nesta instituição que tomou a iniciativa de apadrinhar o projeto e providenciar todo o trâmite legal e logístico para as atividades. “A escola se dispôs a apadrinhar este grupo de escoteiros por acreditar nos benefícios sociais que esse tipo de atividade traz para a sociedade. Uma das funções do cooperativismo é justamente promover o bem-estar social, sendo que a prática do escotismo fomenta a cidadania e, por consequência, auxilia o desenvolvimento social”, destacou Sebastião Sandre Ângelo, presidente da cooperativa.