Escola de Alpinópolis realiza mostra com foco na tecnologia sustentável

Foi realizada em Alpinópolis, no decorrer da última semana, uma feira de ciências abordando conteúdos relacionados à tecnologia com foco na sustentabilidade. O evento contou com um passeio ciclístico ecológico, que percorreu diversas ruas da cidade, e também com palestras, apresentações artísticas e exposições de trabalhos temáticos. A iniciativa, denominada ‘1ª Mostra do Conhecimento’, foi da Cooperativa de Ensino de Alpinópolis, mantenedora do Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral – IEPUC.

Os preparativos, segundo uma das organizadoras do evento, Maria Albina Zero Morais, professora de Física, se estenderam por mais de três meses englobando, além das pesquisas para a elaboração dos projetos, a participação dos estudantes em palestras ministradas por colaboradores e ex-alunos da escola, hoje profissionais em várias áreas – odontologia, agronomia, engenharia – e uma videoconferência com Caio Guimarães, engenheiro aeronáutico do ITA, desenvolvedor de uma tecnologia em ótica que substitui o antibiótico, com aplicação de luz violeta de alta frequência.

A mostra teve início no final da tarde de quarta-feira (19) com a ‘Pedalada Ecológica’, um passeio ciclístico envolvendo mais de 70 participantes, que perfez um trajeto pela região central da cidade até o Clube Serra Verde. No decurso de todo o itinerário os ciclistas contaram com o apoio da Polícia Militar, que disponibilizou a Patrulha Rural para acompanhamento. Posteriormente, uma solenidade de abertura brindou pais, professores e alunos com palestras e apresentações artísticas. Durante a cerimônia foram premiadas as alunas Júlia Reis e Ana Luiza Agelune, vencedoras do concurso de escolha da logomarca e slogan da feira.

Na quinta-feira (20) os alunos expuseram seus trabalhos na sede da escola, todos abarcando o enredo ‘Tecnologia e Sustentabilidade: o elo mais importante é você’, com visitação aberta ao público. Os temas desenvolvidos foram variados: construções sustentáveis, novas tecnologias na medicina e odontologia, origem do universo e biomas brasileiros, regiões do Brasil, geração de energia fotovoltaica, inovações tecnológicas aplicadas em medicamentos, roupas, tecidos e agricultura.

Na avaliação de Adriane Imaculada de Souza Sarno, professora de Ciências e uma das coordenadoras da mostra, a iniciativa foi um sucesso, já que estimulou os alunos no desenvolvimento dos projetos e contribuiu para a conscientização da comunidade sobre essa polêmica questão da tecnologia atrelada à sustentabilidade.

Deixe uma resposta