Escola de Alpinópolis é destaque no Enem e conquista segundo lugar na região

Os alunos do Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral, o Iepuc, conseguiram a maior nota média de Alpinópolis, e a segunda maior da região, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. E escola, mantida pela Cooperativa de Ensino de Alpinópolis —CEAL— alcançou uma média que a colocou entre as 500 melhores classificadas em todo o Brasil.

Os dados aparecem em levantamento do jornal “Folha de S.Paulo”, que tabulou os resultados do Enem 2019, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O governo deixou de apresentar os resultados com a média da nota das escolas em 2016. Essa tabulação excluiu escolas com menos de dez participantes no exame e/ou aquelas em que menos de 50% do total de estudantes fez a prova. A metodologia segue o mesmo critério que o MEC usava em anos anteriores.

A primeira colocação da região Sudoeste de Minas ficou com o Colégio Objetivo NHN, de São Sebastião do Paraíso, com média de 691 pontos. Em segundo lugar está Iepuc, de Alpinópolis, com média de 665. Em terceiro, o Colégio Padre Júlio Pena, de Boa Esperança, com nota 662. Na sequência aparecem o Colégio Paula Frassinetti, de São Sebastião do Paraíso, com 661; o Colégio São Francisco, de Passos, com 650; O Instituto de Educação e Cultura (IEC), de Carmo do Rio Claro, com 649; o IF Sul de Minas, Campus Passos, com 627; o Colégio Losango, de Piumhi, com 624; o Colégio Tiradentes, de Passos, com  624 e o Colégio Objetivo, de Passos, com 618.

O Iepuc, que teve participação de 14 alunos nesta última edição do Enem, obteve 621.39 pontos de média nas Provas Objetivas e 838.57 na Redação. Observando os dados de forma mais detalhada é possível ver que a escola alcançou 714.99 pontos em Matemática, 608.24 em Ciências Humanas, 582.49 em Linguagens e 579.85 em Ciências da Natureza.

Esses resultados, levando em conta a média das Provas Objetivas, colocaram a instituição na 463ª posição nacional e na 97ª estadual. Já na Redação, a escola chegou ao 418º lugar no Brasil e o 110º em Minas Gerais.

Para Sebastião Sandre Angelo, presidente da Cooperativa de Ensino, esses resultados são consequência do comprometimento com a qualidade de ensino das instituições que conseguiram bom posicionamento, o que inclui o Iepuc. “O trabalho em conjunto de uma equipe focada na qualidade do ensino é que traz resultados desse nível para a escola. Quando existe comprometimento verdadeiro com essa qualidade, o resultado não pode ser outro e aí os frutos são colhidos”, declarou.

Já a diretora Oxlaine Cristina do Santos Rodrigues, atribui o sucesso ao trabalho em conjunto realizado pela escola, em especial o dos professores. “A direção sente orgulho de ter, como equipe pedagógica, professores competentes e comprometidos como os nossos. Esse resultado é fruto do trabalho de cada um desses profissionais, desde os que atuam na Educação Infantil até os do Ensino Médio”, afirma.

METODOLOGIA

Os critérios para considerar os alunos na tabulação foram: 1) Só foram computadas as notas dos estudantes com a situação assinalada como “estou cursando e concluirei o ensino médio em 2019”; 2) Tipo de ensino = regular (exclui educação especial e EJA); 3) Foram considerados os estudantes que estiveram presentes nas quatro provas objetivas e na redação e obtiveram nota superior a zero; e 3) O número de estudantes no terceiro ano corresponde aos estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio regular e terceiro ano do ensino técnico no ano de 2018, de acordo com o Censo Escolar 2018.

A partir dessa base de estudantes, foram considerados os colégios com pelo menos dez alunos participantes no Enem 2019 e com pelo menos 50% de alunos participantes no exame. Para o indicador de nível socioeconômico das escolas, foram utilizadas as definições atribuídas pelo Inep às escolas no Enem 2015.

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