ENTALHANDO A MADEIRA COM ZÉ RAIMUNDO

A arte de entalhar a madeira remonta a tempos longínquos. Não há como negar que é este um tipo de ofício que configura uma manifestação cultural muito ligada à religiosidade, retratando por meio das esculturas deuses, orixás, santos, máscaras, totens e outros objetos. Em Alpinópolis temos nosso artista da madeira e seu nome é Zé Raimundo.

José Benedito Bento é seu nome de batismo, mas a cidade toda o conhece mesmo é por Zé Raimundo. Esse marceneiro de 48 anos já dedica mais de 30 deles ao trabalho com a madeira.  Começou sua jornada no mundo das esculturas ainda criança e, nessa época, sentia vergonha de sua arte, pois a meninada zombava de suas obras feitas então com pedra sabão. Na adolescência passou a desenvolver melhor seu talento e arriscar as primeiras esculturas em madeira. Daí em diante, não parou mais.

Marceneiro de ofício e artesão por imposição do talento, essa artista possui a habilidade de aproveitar as formas sugeridas pelos troncos e raízes das árvores mortas para esculpir diversas imagens, algumas tendo até dois metros de altura.

O artista prefere usar como matéria prima a madeira dura, como cedro e jacarandá,  e suas obras retratam santos católicos, figuras humanas, objetos e animais. Com tantos anos de artesanato já perdeu a conta de quantas obras produziu e, mesmo que em ritmo mais lento na atualidade, ainda segue produzindo. Leva em média duas semanas para esculpir uma obra de tamanho médio, isso se estiver trabalhando apenas nela. Fala com orgulho de uma peça que esculpiu, em forma de chave e que representava a Chave da Cidade, entregue ao ex-presidente Lula na oportunidade em que visitou Alpinópolis, isso no ano de 2001.

Apesar de não trabalhar na atualidade como artesão esclarece que se houver interesse em encomendar alguma obra, basta entrar em contato em sua oficina ou pelo telefone (35) 3523 1200.

Leave a Reply