ELEIÇÕES 2014 – Alpinópolis e a nova configuração política geral

política alpinópolisA reeleição de Dilma Rousseff (PT), a vitória de Fernando Pimentel (PT) e as inovações na composição, tanto do Congresso Nacional quanto da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, apontam para um novo posicionamento de Alpinópolis no cenário político geral. Pela primeira vez, em muitos anos, a Prefeitura Municipal fica sem alicerce consolidado junto ao governo estadual e, na esfera federal, segue como oposição em virtude do apoio declarado pelo prefeito Julio Cesar Bueno da Silva, o Julio Batatinha (PTB), ao candidato derrotado Aécio Neves (PSDB). Pesa ainda as votações locais e eleição dos candidatos aos cargos legislativos com base em Alpinópolis.

No cenário nacional, o significado da vitória suada de Dilma sobre Aécio vai muito além da mera disputa entre duas lideranças políticas de campos distintos. É a vitória de um projeto macro sobre outro, mas que também apresenta detalhamentos no micro, ou seja, diretamente no ente federado basilar: o Município. Em Alpinópolis a presidente reeleita saiu com vitória folgada nas duas etapas da eleição. Dilma obteve no 1º turno 6.733 votos (58,96%), contra 3.605 (31,57%) de Aécio e 823 (7,21%) de Marina Silva, já no 2º turno a petista aumentou seus votos para 7.344 (63,61%) e o senador mineiro ficou com 4.202 (36,39%). O empenho do prefeito Julio Batatinha e seus principais aliados  na campanha pela eleição de Aécio, principalmente no segundo turno, não foi suficiente para fazê-lo majoritário na cidade, onde perdeu por uma diferença de 3.142 votos.

CONGRESSO NACIONAL

Segundo analistas, Dilma encontrará, quase na mesma medida, facilidades e dificuldades para formar no Congresso uma coalizão de apoio para os próximos quatro anos no comando da nação. Uma facilidade, por exemplo, é o fato de ela já dispor de uma base formada no primeiro governo, atualmente composta por dez partidos e que reúne cerca de 340 deputados e 52 senadores. Mantendo essa sustentação partidária a presidente poderá contar para o segundo mandato com os seguintes deputados eleitos que receberam votação expressiva em Alpinópolis (mais de 500 votos): Rodrigo Pacheco (PMDB), Aelton Freitas (PR) e Odair Cunha (PT). Os demais 19 partidos contam com 209 deputados e 28 senadores, dentre os quais encontramos o deputado Carlos Melles (DEM), alem do senador eleito Antônio Anastasia (PSDB).

Renato Andrade (PP) não conseguiu se eleger, mas os 78.151 votos que atingiu em toda Minas Gerais praticamente garantem que ocupe uma cadeira na Câmara Federal na próxima legislatura, já que está na 1ª suplência. Renato recebeu das urnas alpinopolenses 1.992 votos.

O  candidato Geraldo Thadeu (PSD), apoiado por Julio Batatinha, foi majoritário em Alpinópolis obtendo 3.785 votos, porém, apesar da boa votação no município, não conseguiu ser reeleito. O prefeito fica, neste primeiro momento, sem amparo parlamentar no Congresso Nacional, fato que exigirá habilidade para a negociação de apoios, principalmente visando a destinação de recursos via emenda parlamentar para o município.

Julio precisará operar com agilidade na busca desses suportes políticos, pois sua gestão apresentou visíveis dificuldades no quesito captação de recursos nesta primeira etapa do mandato.  Para cumprir alguns compromissos de campanha o prefeito se viu praticamente obrigado a apelar a financiamentos e fazer investimentos com recursos próprios para realizar obras e comprar equipamentos para o município, atitudes nada recomendáveis para quem visa proporcionar uma boa saúde financeira aos cofres públicos municipais. Esse fato reforça a idéia de que o prefeito vai necessitar,  urgentemente, procurar aliados entre os deputados federais eleitos, isso se quiser dispor de um mínimo de governabilidade nestes últimos dois anos, sabidamente de vacas magras, que restam até o final de seu mandato.

ALMG

A nova composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) veio, no geral, sem muitas novidades. Com uma das menores taxas de renovação dos últimos oito anos, há pouca diferença no que se refere ao perfil dos parlamentares. Entre os 79,69% de deputados estaduais reeleitos estão Cássio Soares (PSD) e Antônio Carlos Arantes (PSDB), velhos conhecidos da população alpinopolense. Ambos receberam quantidade expressiva de votos no estado (cada um com mais de 90 mil), porém em Alpinópolis obtiveram votação em proporções diferentes, tendo sido Cássio o escolhido por 5.288 eleitores e Antônio Carlos conseguido angariar 544 votos. A grande surpresa foram os 3.539 votos que Emidinho Madeira (PT do B) conquistou em Alpinópolis, onde recebeu apoio político do grupo de Leonaldo Cândido da Silveira, o Léo do Posto, e do vereador Douglas Brasileiro Freire, o Douglas Tintas (PP).

O candidato ao Legislativo estadual majoritário em Alpinópolis foi, atendendo a todas as expectativas, Cássio Soares. Apoiado pelo prefeito Julio Batatinha o deputado, apesar de não ter alcançado os sete mil votos prometidos em cima do palanque durante a campanha, obteve a preferência de 46,28% dos eleitores alpinopolenses. Porém, com a vitória de Fernando Pimentel para o Governo de Minas, Cássio passará a ocupar uma posição diferente e menos relevante da que vinha cumprindo até então, dado que, a partir de janeiro de 2015, estará na ALMG compondo o bloco de oposição ao governador. O mesmo passará com Antônio Carlos Arantes que constituiu a base do governo tucano que administrou Minas Gerais nos últimos 12 anos. Ambos, mesmo com a expressiva votação trazida na bagagem, encontrarão, por motivos óbvios, maiores dificuldades de acesso à máquina pública estadual, importante financiadora de obras e ações dentro dos municípios mineiros.

Emidinho Madeira, que ocupará a cadeira de deputado estadual pela primeira vez, ainda não tomou partido no que diz respeito a sua colocação política na ALMG, ou seja, não se declarou nem oposição e nem situação. Porém, tudo indica que comporá o bloco de apoio ao governador eleito e, caso isso de fato se concretize, estará em vantagem em relação aos demais que receberam votação significativa em Alpinópolis.

Leave a Reply