Cresce o número de residências com TV por assinatura em Alpinópolis

O serviço de TV por assinatura continua encolhendo no Brasil, porém apresenta estabilidade – com registro de leve alta – em Alpinópolis, assim como em todo o Sudoeste de Minas. Na cidade, apesar da diminuição de 11 assinantes em relação a novembro do ano passado – mês que registrou o maior número da série histórica no município, com 548 clientes – o atendimento vem crescendo ano a ano. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em fevereiro de 2019 havia um total de 537 contratos firmados com empresas que oferecem TV paga na cidade, o que representa uma cobertura de aproximadamente 9,5% dos cerca de 5,6 mil imóveis relacionados no território municipal. Essa abrangência, no entanto, deve ser consideravelmente maior, já que existem os chamados pontos compartilhados e as ligações clandestinas, conhecidas como ‘sky-gato’.

Nos últimos sete anos o número de usuários desse serviço cresceu mais de 181% em Alpinópolis, passando de 191 (fevereiro 2012) para 537 (fevereiro de 2019). O período que registrou a maior quantidade de contratos, até hoje, foi novembro de 2018, com 548 clientes. Neste intervalo, foram registrados 257 assinantes no início de 2013, número que subiu para 286 em 2014 e para 386 em 2015, sendo mantido em 2016. Em fevereiro de 2017 o volume de assinaturas chegou a 434, soma que aumentou para 516 em 2018.

Na região o quantitativo cresceu 2,7% nos últimos 12 meses. Em fevereiro de 2018 eram 16.633 e, agora, o total já chega a 17.122 contratos. A cidade com maior volume de assinantes é Passos (6.864), enquanto a que aponta o menor número é Fortaleza de Minas (79). Alpinópolis está em 6º lugar no ranking regional, sendo superada por Passos, São Sebastião do Paraíso (2.941), Piumhi (1.492), Carmo do Rio Claro (761) e Capitólio (641).

Contrariando as estatísticas regionais de alta, dados da Anatel indicam que, em todo o Brasil, as operadoras tiveram 549 mil clientes a menos entre janeiro e dezembro de 2018, uma redução de 3%. Entre as maiores empresas, a única que cresceu nacionalmente no período foi a Oi. Quem mais perdeu assinantes foi o grupo Telecom Americas, que é líder de mercado e dono das marcas Claro TV e NET. No total o Brasil fechou 2018 com 17.574.822 contratos. Em 2017, o país contava com 18.124.655 clientes.

A queda na quantidade de assinantes em serviços de TV paga é uma tendência mundial, uma vez que as pessoas estão deixando de lado os canais lineares e optando por serviços de streaming – como a Netflix, Globo Play e Amazon Prime Video, por exemplo – seja por uma questão de custo, ou mesmo pelo conforto de escolher o que quiser no momento que desejar.

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