Casos confirmados de Dengue sobem 52% em 15 dias em Alpinópolis

dengue_alpinópolisA possibilidade de instalar-se uma epidemia de Dengue em Alpinópolis já passa a ser considerada. O número de casos confirmados no município aumentou 52,63% nos últimos 15 dias e o movimento de pessoas apresentando os sintomas da doença é intenso no Hospital Cônego Ubirajara Cabral. A Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal admite o momento complicado e declara que vem tomando medidas para conter a proliferação do mosquito na cidade.

Nesta quarta-feira (30) o órgão divulgou um informe técnico indicando que o número de casos confirmados (com sorologia reagente) subiu de 38 para 58 em Alpinópolis. As notificações também aumentaram de 118 para 156, sendo que destas 58 foram confirmadas, 20 apresentaram sorologia não reagente, uma foi classificada como indeterminada, 10 são pessoas que não permitiram a coleta do sangue para averiguação e 67 ainda aguardam os resultados. O relatório divulgado ainda esclarece que os bairros com maior número de notificações são Mundo Novo, Centro e São Benedito. Conforme os dados, Alpinópolis não apresenta nenhum caso suspeito de Zika ou Chikungunya, doenças que também são transmitidas pelo Aedes aegypti.

Os exames para confirmação são realizados semanalmente no laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Pouso Alegre/MG, para onde é enviado o material colhido dos pacientes. O processo de avaliação e apresentação de resultados demora cerca de 15 dias para ser concluído.

Segundo informações a Prefeitura de Alpinópolis vem tomando uma série de providências visando amenizar o problema. A mais recente medida é referente à realização do UBV Pesado (Fumacê), iniciado na última terça-feira (29). A vigilância esclarece que o procedimento é realizado das 16h às 21h e é necessário que a população colabore no sentido de deixar portas e janelas abertas no momento em que o veículo estiver se aproximando das residências, pois é fundamental que o produto penetre no interior casas para que possa efetivamente eliminar o mosquito.

Leave a Reply