Carlos Melles é eleito como novo presidente do Sebrae

O Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) elegeu, nesta quarta-feira (17), em reunião extraordinária, a nova diretoria nacional da instituição para o período 2019 a 2022. Um velho conhecido do eleitor alpinopolense, o ex-deputado federal Carlos Melles (DEM), será o diretor presidente. Bruno Quick Lourenço de Lima ficou no cargo de diretor técnico e Antônio Eduardo Diogo de Siqueira Filho como diretor de administração e finanças

A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae (CDN), José Roberto Tadros (presidente da Confederação Nacional do Comércio – CNC) e contou com a participação de 21 conselheiros, que representam diferentes instituições públicas e do setor privado. De acordo com Tadros, a reunião foi convocada, em caráter extraordinário, diante da solicitação feita por 11 conselheiros, no final de março.

A definição da nova diretoria se deu a partir de chapa única que foi registrada junto à Secretaria do Conselho para os cargos de diretor presidente, diretor técnico e diretor de administração e finanças. Demonstrando prestígio dentro da estrutura do atual governo, Melles recebeu apoio de ninguém menos que o superministro Paulo Guedes, que participou diretamente da articulação de sua eleição junto ao CDN.

Carlos Melles é natural de São Sebastião do Paraíso, engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), pesquisador e dirigente cooperativista. Melles foi deputado federal por seis legislaturas consecutivas e carrega em sua trajetória um histórico de luta pelas causas voltadas ao agronegócio, ao cooperativismo e às micro e pequenas empresas.

Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão Especial da Microempresa, que aprovou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (2006) e foi ele o relator dos projetos do Microempreendedor Individual (MEI) e da Empresa Simples de Crédito (ESC), em 2018. No Governo Federal, foi ministro do Esporte e Turismo (2000) e, no Governo de Minas Gerais, secretário de Transportes e Obras Públicas (2011).

Em Alpinópolis, o agora presidente do Sebrae, sempre recebeu votação expressiva para a Câmara Federal. Mais recentemente o apoio político veio do grupo liderado pelo ex-prefeito Edson Luiz Resende Reis, o Edinho do Osvaldo (DEM) e, em tempos mais remotos, pelos integrantes do antigo PFL. Para o município, seja como parlamentar, como secretário de Estado ou como ministro, Melles intermediou a destinação de recursos para calçamento de diversas ruas, reforma de praças, aquisição de maquinários e implementos agrícolas, construção de quadras esportivas, obtenção de veículos para a saúde e educação, edificação de pontes na zona rural, compra de equipamentos hospitalares e reforma da Santa Casa de Alpinópolis, entre outros.

Leave a Reply