Câmara aprova projeto que homenageia vultos históricos com nome de rua em Alpinópolis

Na última segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Alpinópolis votou e aprovou o projeto proposto pelo historiador Juliano Pereira de Souza, que consiste na nomeação de ruas em homenagem a personalidades históricas do município.

O projeto, intitulado “Resgatando Nosso Povo”, foi apresentado aos vereadores em 1º de fevereiro de 2022. Ele se baseou em pesquisas históricas conduzidas desde 2008, cujo resultado foi a publicação do livro “A História de Alpinópolis – Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas”, lançado em 2021. O livro detalha a história da cidade por meio de seus logradouros e edifícios públicos.

O Projeto de Lei nº 04/2023, que trata da nomeação de logradouros públicos nos bairros Centro, Loteamento Vale do Sol e Padre Figueiredo, foi colocado em votação na última sessão ordinária da Câmara e foi aprovado por unanimidade pelos legisladores.

O historiador responsável pela iniciativa, subiu à tribuna para oferecer informações sobre a vida das personalidades homenageadas, proporcionando uma aula de história aos vereadores e ao público presente. Ele destacou a importância da aprovação para preservar a história da cidade.

O projeto propôs 23 nomes, cada um deles com suas histórias pesquisadas e detalhadas. O Capitão Januário Garcia Leal, conhecido como “O Sete Orelhas”, foi um dos homenageados. No século XIX, ele percorreu várias províncias em busca de justiça pela morte de seu irmão, utilizando a lei de talião como forma de vingança.

Outros homenageados incluem Pedro Gomes de Santana, Professor Paulo Garabini, Coronel João Cândido de Souza, Bispo Gerardo Ferreira Lopes, Padre Orlando Vilela de Oliveira, Irmã Laura Ribeiro de Paula, José Gonçalves Freire, José Ferreira Lopes, Professora Mariana Cândida Ferreira Lopes.

Além desses, também receberam a homenagem Dona Belmira de Oliveira Carvalho, Dona Leopoldina Cândida de Jesus, Maria Inocência Vilela, José Gonçalves de Lima, Pio Sena Campos, Antônio Florivaldo Freire, Sargento Farid Rachid e Floriano Marciense dos Reis.

A sessão contou com a presença de familiares de vários homenageados, que expressaram grande satisfação com as nomeações. O ex-prefeito Cassiano José Lemos, neto do Coronel João Cândido de Souza, estava entre os presentes.

Juliano Pereira de Souza, de 38 anos, natural de Alpinópolis, casado e pai de três filhos, é sargento da Polícia Militar de Minas Gerais e se dedica, nos tempos vagos, à pesquisa histórica e genealogia.

Após a aprovação, os vereadores elogiaram o trabalho do historiador, e o presidente Denílson Lima propôs uma moção de aplausos em reconhecimento ao empenho de Juliano em desvendar e registrar a história da cidade.

Apesar da sugestão do historiador, o projeto será elaborado pela Casa Legislativa, com autoria dos vereadores Denílson Lima, André Leonel, Cleusa Freire, Tião Neto e Ditinho Nicézio. O projeto, após passar pela comissão e aprovação em plenário, seguirá para o Poder Executivo, para sanção do prefeito Rafael Freire para tornar-se, então, uma lei municipal.

Leave a Reply