Na noite da última segunda-feira (24), o detento Neison Fernando Fabiano, de 47 anos, foi assassinado dentro de uma cela da Penitenciária de Patrocínio, localizado na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. O crime foi cometido por outro preso, que confessou o ato. Neison cumpria pena de 68 anos e nove meses, condenado em 2018 pelo triplo assassinato que chocou a cidade de Alpinópolis.
Neison, conhecido como “Neison Garrucha”, era extrator de pedras e foi responsável por um crime brutal ocorrido em 3 de fevereiro de 2016. Na ocasião, ele invadiu uma residência localizada na Rua São José, na Vila Betânia, e assassinou os gêmeos Gabriel Amaral da Costa Romão e Rafael Amaral da Costa Romão, de 17 anos; além de sua bisavó, Luzia Maria dos Santos, de 80 anos.
O crime, motivado por vingança, teria sido desencadeado por um desentendimento entre Neison e a mãe dos adolescentes, com quem mantinha um relacionamento amoroso. O rompimento do casal teria levado Neison a cometer o ato hediondo.
O suspeito de matar Neison é um jovem detento de 21 anos. Em depoimento, ele relatou que, ao encontrar Neison tentando abusar sexualmente de outro preso, que estava dormindo sob efeito de medicamentos, decidiu intervir.
Indignado, o jovem quebrou um aparelho de barbear, utilizou uma das lâminas para agredir Neison e, em seguida, aplicou um mata-leão, cortando-lhe o pescoço. O suspeito afirmou que, ao perceber a chegada dos policiais penais, intensificou os golpes com a intenção de decapitar a vítima. Ele também destacou que não havia qualquer desentendimento prévio com Neison.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), todas as medidas administrativas relacionadas ao óbito de Neison foram tomadas pela direção da Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares, em Patrocínio.
Em nota, a Sejusp informou que os policiais penais foram acionados por outros detentos e, ao chegarem à cela, encontraram Neison caído no chão, com cortes no pescoço. Ele foi levado ao pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos. A direção da unidade prisional está apurando as circunstâncias do ocorrido, enquanto as investigações criminais seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.
Neison Fernando Fabiano ingressou no sistema prisional administrado pelo Depen-MG em 13 de abril de 2016 e estava na Penitenciária de Patrocínio desde 3 de outubro de 2018.