ASSASSINATO GERA PROTESTO EM ALPINÓPOLIS

O assassinato do comerciante João Batista de Carvalho, o Batista do Bar, de 60 anos, ocorrido na noite de quarta-feira (17) parece ter sido a gota d’água para que o povo alpinopolense se revoltasse e fosse às ruas cobrar providências das autoridades sobre o problema da violência que vem castigando a cidade há algum tempo.

Cerca de 300 pessoas participaram do protesto

O protesto foi pacífico e reuniu cerca de 300 cidadãos em frente ao prédio do fórum municipal na tarde desta quinta-feira (18). Criticando a ausência do prefeito Julio César Bueno da Silva, o Julio Batatinha (PTB), os manifestantes em seguida desceram em cortejo para o prédio da prefeitura municipal passando pela Avenida Governador Valadares e Praça Osvaldo Américo dos Reis.

O ASSASSINATO

Batista do Bar

Por volta das 22 horas desta quarta-feira (17), em um estabelecimento comercial situado na Praça Dr. José de Carvalho Faria, foi executado com três tiros na cabeça o comerciante de 60 anos João Batista de Carvalho, conhecido na cidade como Batista do Bar. Segundo relato de testemunhas, uma motocicleta estacionou nas proximidades do trailer onde funciona o estabelecimento denominado Lanche do Batista no momento em que um grande número de clientes assistia pela televisão a uma partida de futebol. Deste veículo, desceu da garupa um indivíduo de estatura mediana, pardo, trajando um moletom claro e usando capacete, o qual caminhou tranquilamente até a vítima e desferiu contra sua cabeça três disparos de revólver. Após cometer o delito, o autor saiu em desembalada carreira sendo que seu comparsa o aguardava com a moto em funcionamento e ambos evadiram-se do local tomando rumo ignorado. Em seguida compareceu ao local um perito criminal e só então o corpo foi removido para o IML da cidade de Passos. A Polícia Militar foi acionada por volta das 22h35min executando os procedimentos de praxe que foram encaminhados à Polícia Civil para abertura de inquérito e investigação. Até o fechamento dessa matéria ninguém havia sido preso.

O PROTESTO

O crime causou revolta na população que imediatamente aderiu a um protesto organizado pelo Conselho de Segurança Pública de Alpinópolis – CONSEP. Manifestantes portando cartazes e um inusitado caixão, estiveram presentes na porta do fórum local para reivindicar providências do Ministério Público e do Poder Judiciário. Em um carro de som estacionado no pátio diante do prédio os organizadores do evento conclamavam a presença do juiz de direito da comarca Dr. César Rodrigo Iotti para que o mesmo se pronunciasse em relação ao problema. Vários cidadãos usaram da palavra e foi tecida uma longa pauta de reivindicações sobre o impasse da violência na cidade. Foram cobrados mais investimentos em atividades esportivas e culturais, como forma de impedir que jovens se tornem criminosos, e também um aumento no efetivo das polícias civil e militar no município.

Manifestantes cobraram providências das autoridades

Juiz Dr. César Rodrigo Iotti

Após grande insistência do público, o magistrado foi ao meio do povo onde sua presença era solicitada. O discurso do juiz foi objetivo e tratou basicamente de expor os problemas pelos quais passa toda a nação, sendo que a violência não seria algo exclusivo de Alpinópolis. Justificou o criticado processo “prende-solta”, envolvendo menores infratores da cidade, dizendo que isso não é culpa do Judiciário e sim do Estado que não oferece instalações prisionais adequadas para a detenção de menores de idade e lamentou o fato de nada poder ser feito de imediato em relação a isso.

A ausência do prefeito foi muito criticada pelos manifestantes que, após o pronunciamento do juiz, resolveram descer em cortejo até a prefeitura para cobrar providências do Poder Executivo.

NA PREFEITURA

Chegando à sede da administração municipal, os manifestantes depositaram o caixão simbólico diante da porta do prédio e cobraram ações do prefeito. Julio Batatinha, sob vaias intermitentes, primeiramente criticou o caráter político da manifestação dizendo que não havia comparecido ao protesto no fórum por ter sido informado que lá estavam sendo levantadas “bandeiras políticas”. Disse ainda que o problema da violência não é recente e que é realmente muito sério, mas que está fazendo o possível para amenizá-lo.

Muito vaiado, Julio Batatinha recebeu os manifestantes na porta da prefeitura

Ao final o prefeito atendeu um pedido dos manifestantes que solicitaram a produção de um documento que seria enviado às autoridades competentes, cobrando ações efetivas para o município de Alpinópolis. Boa parte dos presentes assinou solidariamente o impresso que, segundo acordado, será devidamente encaminhado aos órgãos governamentais pertinentes.




SOBRE OS COMENTÁRIOS

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.



Importante: Os editores não farão aviso prévio em relação a exclusão ou não aprovação de comentários.

 

25 Responses to ASSASSINATO GERA PROTESTO EM ALPINÓPOLIS

  1. adriana disse:

    DEVERIAM TER LINXADO ELE LÁ MININO SAFADO

  2. Breno disse:

    O incompetente do Julio Batatinha tomou tanta vaia e passou tanto aperto, mas tanto aperto, que eu tava vendo a hora que ele ia gritar PAPAI, PAPAI, VEM ME AJUDAR! hauhauhau

  3. rachel disse:

    o cara quando naum tem nada de útil pra falar tem que no mínimo ficar quieto, agora falar que o protesto era político mostrou como esse julio ta despreparado pra governar

  4. marcela disse:

    Infelizmente vivemos em uma cidade pequena e violenta. É muito blá-blá-blá e um jogo de empurra-empurra que nos leva a construir casas cada vez mais seguras para nos aprisionar. Nossos filhos não podem sair as ruas, é impossível caminhar tranquilo à noite. Polícia Cívil, Militar, poderes executivo, legislativo e judiciário deixem de ser omissos e façam valer o salário que recebem no final do mês!!!!! ou então renunciem e deixem profissionais “de verdade” assumirem. Não fazem nada o mês inteiro, ganham muito mais do que a média da população e ainda nos fazem de palhaços !!! Não tem lugar para recolher menores?? construam o tal depósito de delinquente, digo instituição para recuperação ! é muito crime para pouco juiz? cadê a segunda vara? cadeia insegura no centro da cidade? cadê a cadeia nova? falta policial civil e militar? contrate! tem remédio para quase tudo neste mundo, menos para falta de vergonha na cara.

  5. luciano disse:

    NOIS DEVIA TER LEVADO UM TANTO DE MIXIRICA PRA JOGAR NO JULIO NA HORA Q ELE TAVA FALANDO AKELAS BESTEIRA, SÓ PODE SER Q ELE AXA Q O POVO É BOBO

    • O Povo esta certo, cadê as autoridades, ao invés de punir os bandidos, estão punindo os Policiais, os quais repreende os bandidos na forma da Lei e são punidos no lugar dos que deveriam ser.
      Isto faz com que outros Policiais fiquem com medo de agir e serem punidos e terem suas carreiras encerradas e ainda presos no lugar do bandido.

  6. José Agarius disse:

    Uma cidade tão pequena como Alpinópolis, não pode passar por isso.Falta vergonha na cara dos políticos da nossa querida Ventania. E o prefeito Batatinha já virou purê.

  7. Rafaela disse:

    Cade a Ventania de cara nova??

  8. PEDRO disse:

    O prefeito não foi porque estava ocupado no gabinete chupando suas mexericas.

  9. JANAINA disse:

    QUE ESSE PREFEITO IA SER RUIM EU JA SABIA, MAS NÃO IMAGINAVA QUE FOSSE ASSIM TÃO SEM NOÇÃO, ESTAMOS NAS MÃOS DE GENTE MUITO DESPREPARADA.

  10. Maria Aparecida disse:

    Segurança Pública é um tema bastante complexo para discutir, não resta dúvida,mas sempre há uma saída para amenizar os problemas, o que acontece em Alpinópolis nada mais é que um jogo de empurra,muito se fala e nada se faz, todos deviam unir forças, e o que podemos notar é que as pessoas que têm como resolver os problemas não resolvem, culpar os policiais por tudo isto é idiotice, eles fazem seu trabalho, e são cidadãos que estão no mesmo barco que todos nós a mercê desta violência sem fim, eles prendem, mas a justiça solta,tem que haver mudança neste Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para q a justiça possa punir os culpados, enquanto isto não acontece as autoridades competentes devem buscar outras formas de solucionar ou amenizar os problemas, e mtas vzs tais problemas se resolve na raiz, antes q cresça, através de projetos sociais, mas o Exmo Prefeito desta cidade parece, ops parece não, é fato, que não dá nenhuma importância para isto, aqueles projetos q realmente funcionavam da casa da cultura não acontecem mais, CADÊ A VENTANIA DE CARA NOVA??? QUE DECEPÇÃO SR. PREFEITO, SERÁ QDO QUE O SR VAI PERCEBER QUE HÁ COISAS BEM MAIS IMPORTANTES QUE FICAR CRIANDO CARGOS PROS PUXA SACOS E TRABALHOS “VOLUNTÁRIOS” PARA PESSOAS DE SUA FAMÍLIA. Não dá conta??? Pede ajuda para alguém competente.

  11. Sara Jane disse:

    Pra quem se apresentou como “Ventania de cara nova”, acho que ele está usando o mesmo e bom velho discurso de sempre: esse problema não é de agora. Até quando o prefeito Júlio Batatinha vai continuar jogando toda a má sorte sobre o ex-prefeito? Quando é coisa boa, como os carros que chegaram e que foram ganhos graças ao empenho de funcionários da gestão passada, ele não fala “que não foi coisa de agora”, não é mesmo? E olha só gente: os puxa-sacos dele estão todos de braços cruzados. Será que queriam meter medo em alguém? Eta cambada safada que só quer mamar, heim?

  12. Diego Silva disse:

    O Mexerica ainda falou uma frase maravilhosa, que não está escrita na matéria, foi assim:

    “O que vcs querem que eu faça? Só se eu pega uma arma e sair matando os outros”

    Tem base, gente? Esse é o prefeito de nossa cidade. Votou nele? Agora aguentaaaaaaaaa… HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA

  13. CALMA VENTANIA :ISSO OCORRE NO BRASIL TODO !VCS TEM QUE LEMBRAR QUE A GESTAO ATUAL JA FEZ MUITO POR ALPINOPOLIIS ,NAO E UM PIRLIMPLIMPLIM….LEMBRAM DA GESTAO PASSADA ?FORAM 8ANOS E ACACABARAM COM A VENTANIA….O ATUAL PREFEITO E VIC NAO PODEM FAZER MILARES ENTRANDO EM UMA PREFEITURA CHEIA DE PROBELMAS EM TODOS OS SETORES DO JUDCICIARI,DA SAUDE,DAEDUCACAÇAO,…..O JULIO NEM TERMINOU O MES DE JULHO E CONTABILIZeM O qUe ELE VEM FAZENDO RESPIrAR VENTANIA ?PENSE NISSO !!!!CALMA!!!ElE FARA MUitO MAIs ,NEM UM ANO DE PREFEITO JULIO BATATATiNha,IMAGINE LOGO MAIS …………NAO ESQUECEÇAM NUNCA QUE EM 8ANOS NO RITMO JULIO BATATINHA???????????A GESTAO PASSADA DEIXOU UM ABIMO PARA JULIO BATATINHA E E IMPOSSIVEL JULIO TRASFORmar EM UM SEGUNDO UM ABISMO EM UM CAsTELO…..FAMILIA14!!!!gkr.

  14. Luanna disse:

    Infelizmente o que posso concluir dessa história é que somos reféns dos criminosos, principalmente dos menores de idade. Outra coisa que sinto é uma sensação horrível de estar desprotegida pelas autoridades. É horrível ver um Juiz de Direito dizer na sua frente que não pode fazer nada pela situação e depois ouvir um Prefeito completamente perdido em seu discurso tentar jogar a culpa nos outros e perguntar ao povo que o elegeu “o que vcs querem que eu faça? que pegue uma arma e saia matando todo mundo?” Isso foi demais pra mim, estou estarrecida com a impotência de nossas autoridades.

  15. GERALDO SOUZA disse:

    PAGAMOS EM DIA NOSSOS IMPOSTOS E SOMOS OBRIGADOS A OUVIR ESSAS DESCULPINHAS DESFARRAPADAS DO JUIZ E DO PREFEITO. KD A CARA NOVA DA CIDADE? A COISA SÓ PIOROU DEPOIS QUE ESSE PREFEITO ASSUMIU.

  16. Rovilson disse:

    julio deve ter até sonhado com as vaias que tomou ontem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Cruz disse:

    Como é a musiquinha ridícula mesmo?
    “O fulaninho saiu da fraldinha e blablabla, não é mais criancinha…” pfffffffffff…
    O pai dele deve ter trocado sua fralda umas 15 vezes nesse dia de tanto que se borrou!
    Povo, não se feche só com a violência que nos amedronta, lembrem que também nosso infantil prefeito quer colocar a familia para trabalhar na prefeitura, e também loteou a Serra maravilhosa que temos!
    E ainda vai fazer muita cagada por esses anos de mandato.
    E lembrem-se, o prefeito nomeado é um fulano, mas quem manda é seu pai!!!

  18. Cida Vaz disse:

    O maior problema da nossa cidade não é somente a porcaria do nosso governo que não faz nada. O problema do nosso município começa dentro de casa , no seio das mais tradicionais famílias alpinopolense.Mas de metade das nossas crianças crescem vendo os pais brigarem ,presenciando cenas de violência quase todos os dias. Os alunos de escola pública mal sabem ler o próprio nome. O ensino daqui é tão baixo que a professora de FÍSICA da um texto sobre biosustentabilidade em vez de ensinar cinemática , leis de newton ou bernoulli e dizem que ganham pouco ,eu só resebo 1 salário e nem por isso faço meu serviço mal feito. Sem falar que os que se acham ricos na cidade dizem que seus filhos podem fazer o que quiser porque pagam escola pra eles depois apanham da própria cria não sabe porque. Devemos cada vez mas cobrar desse governantes que façam o trabalho dele pois ganha e bem ,pra isso e cada um de nós fazer a nossa parte também . Quem quer cobrar tem que primeiro agir!!!

  19. Ramos Lima disse:

    O ser humano deve ser capaz de sorrir, amar, ouvir e falar. Nosso dia a dia é de trabalho, de honestidade e de muita esperança. Dias melhores virão! Acredite…
    Os dias passam, os meses passam, os anos passam. Mas Deus está sempre presente no coração de pessoas que prezam a ordem e a dignidade. Vamos juntos caminhar lado a lado, pois a união faz a força! Seja idealista, dê sua sugestão, ajude a melhorar e seja capaz de não criticar!

    • Tulio disse:

      Temos que ter esperança sim, mas temos que fazer por onde para ter dias melhores. Temos que cobrar sim de nossas autoridades providências e devemos exigir que eles justifiquem o lugar de comando que ocupam. Essa história de “seja idealista, se for criticar diga como fazer melhor”, isso pra mim é papo furado. Se essa pessoas estão nesses cargos é pq se propuseram a estar lá e são muito bem pagos pra isso. O juiz prestou o concurso, passou e tem um salário de mais de 17 mil e o prefeito se candidatou e tem um salário de mais de 15 mil. Que justifiquem suas escolhas de ocuparem esses cargos e os salários que recebem que são pagos pelo povo. A responsabilidade do povo é de cobrar, mas a solução é obrigação deles. Não tá dando conta? Pede pra sai então. #prontofalei

  20. Jaqueline Cardoso disse:

    Estou profundamente triste com essa tragédia q foi á morte d meu querido, Batista, eu o admirava muito, pq ele ficava naquele lanche todos os dias, d segunda, a segunda, não tinha nenhum feriado, amava estar naquele trailer d lanche, morreu trabalhando,chegar ao ponto d não ter nem um lugar aberto na ventania, mas ele estava aberto, depois d ter sido esfaquiado, e d tanto nós seus amigos falarmos pra ele, ele entendeu q tinha q ir embora mais cedo, mas o q ninguém esperava era q ia chegar um demônio e ia atirar nele pra matar, ele sofreu muito, pq foram alguns assaltos, como eu disse o esfaquiamento, na madrugada d domindo para segunda dia 15, entraram lá e roubaram sua televisão 42 polegadas, mas ele deu jeito d arrumar uma outra e colocau lá,o q ninguém esperava é q esses demônios fossem voltar, mas dessa vez não para roubar, e sim para tirar sua vida. Fica aqui minha indignação, um homem d bem, q nunca fez nada d mal á ninguém, só queria trabalhar, e sua vida foi tirada, fui inúmeras vezes lá, tenho amigos q frequentavam lá, estou triste, indignada, imcomformada, etc. Agora pra esse prefeito diferente, o q eu tenho á dizer, é q em boca fechada não entra mosquito, não sabe falar nada, só abobrinhas saem d sua boca, pra o senhor, Julio é fácil ficar trânquilo, afinal o Batista não é patente dele, e nem os outros q tbém morreram pela bandidagem, eu não desejo mal nem á um cachorro, ainda mais pra um ser um humano, por mais burro, e impompetente q o senhor seja, senhor JUlio, presta atenção né, dava vontade d interrar o senhor naquele caixão, quando começou á falar, afffffffffffffff, a dona queila disse q o menininho d fraldas tinha cresçido, e ele cresçeu sim, ela só esqueçeu d dizer q ele cresçeu, mais ainda continua usando suas fraldinhas, quem não tem competência, não es estabelece.vá todos á MMMM,,, pra essa fámilia 14.

  21. Jaqueline Cardoso disse:

    Eu quis dizer q o Batista não era parente dele, e quis dizer tbém q ele é incompetente. Despule pelas palavras erradas,minha tristeza é grande, e fiquei emocinada. Um bom dia á todos.

  22. mara disse:

    estamos a pé com essas autoridades da ventania, ninguém passa nada de segurança para o povo, o juiz falou falou e não disse nada e o prefeito nem se fala, foi simplemente patético