Alpinópolis terá apresentações do 2º Festival Nacional de Teatro de Passos

Trupe Ventania apresentando na Praça Matriz – 2014

Acontece entre os dias 15 e 22 de julho, em quatro municípios do Sudoeste de Minas, o 2º Festival Nacional de Teatro de Passos. Alpinópolis será uma das cidades a receber o evento que contará com aproximadamente 35 espetáculos. Além das apresentações teatrais, o festival promoverá também oficinas interativas, palestras com grandes artistas, shows e exposições culturais. A promoção é da Associação de Desenvolvimento Cultural Regional (Adesc), com o apoio das prefeituras municipais das cidades anfitriãs.

Alpinópolis contará com quatro exibições, nos dias 15, 16 e 17 de julho, que serão encenadas na Praça Osvaldo Américo dos Reis (Praça da Matriz) e Praça São Benedito, com entrada franca. Na cidade poderão ser vistos os espetáculos “Estórias de Pirata” (Trupe Ventania), “Palhaçaria Circo Show” (Companhia Horizontal de Arte Pública – CHAP), “As presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo” (Damião e Cia de Teatro) e “Estrela da Madrugada” (Damião e Cia de Teatro).

Além de Passos, cidade sede, e Alpinópolis os municípios de São João Batista do Glória e Carmo do Rio Claro também receberão os espetáculos. O festival, que dispõe de diversos patrocinadores e apoiadores para a sua viabilização, foi idealizado e conta com a coordenação geral do alpinopolense Maurílio Romão. Segundo os organizadores, um dos principais objetivos do evento é possibilitar o encontro entre artistas que produzem teatro nas cidades da região com realizadores de diversas localidades do Brasil.

O artista Antônio Teodoro Grilo, que teve grande importância para o fomento das artes em Passos e região, será o homenageado deste ano. O troféu, que será entregue aos participantes vencedores, levará o seu nome e foi criado pelo artista plástico Jair Soares Junior. São 11 categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Cenário, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Prêmio Especial do Júri.

Outro grande destaque do festival será a presença do consagrado ator de cinema, teatro e televisão, Anselmo Vasconcelos, que ministrará uma das oficinas em Passos. O artista já compôs elenco em mais de 50 filmes do cinema nacional e, na TV, participou de telenovelas e minisséries. Atualmente atua no humorístico “Zorra”, exibido pela Rede Globo.

Deixe uma resposta