Alpinópolis tem três casos investigados e um descartado de coronavírus

O Departamento Municipal de Saúde de Alpinópolis informou, na manhã desta quinta-feira (26), que foram registrados outros três casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus na cidade. Como o caso suspeito comunicado pelo poder público no início da semana foi descartado, os números indicam que Alpinópolis contabiliza quatro notificações, sendo três casos em análise e um descartado. Não há nenhuma confirmação da doença no município.

A única suspeita levantada anteriormente em Alpinópolis, envolvendo uma mulher de 41 anos, foi descartada após realização de análises baseadas em critérios clínicos e epidemiológicos. Na segunda-feira (23), a paciente em questão foi internada e recebeu os primeiros cuidados no Hospital Cônego Ubirajara Cabral, sendo transferida, no dia seguinte, para a Santa Casa de Misericórdia de Passos, onde a contaminação foi descartada por apresentar sintomas característicos de pneumonia bacteriana e não de Covid-19.

O Departamento Municipal de Saúde, durante este período de pandemia, permanece em estado de alerta e disponibiliza telefones para denúncias e informação de possíveis casos suspeitos. Outra ação oferecida pelo órgão, por meio de psicólogos e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), é um atendimento psicológico aos moradores que precisem de acolhimento e orientação. A iniciativa adotada, segundo o AMA (Atendimento Multiprofissional de Alpinópolis), devido a diversas manifestações sobre ansiedade, depressão e síndrome do pânico, recebidas pelos profissionais durante a quarentena.

A Prefeitura Municipal reforça que, mesmo frente às declarações advindas do Governo Federal, as recomendações e determinações do Decreto Municipal 3.987/2020 permanece em vigência, ou seja, alvarás seguem suspensos e aglomerações continuam proibidas. A orientação é para que a população permaneça em casa.

VACINAÇÃO EM CASA

Em face do isolamento social, decorrente da pandemia, o Departamento Municipal de Saúde definiu que as doses de vacina contra a gripe, recebidas na segunda remessa enviada, nesta quinta-feira (26), serão ministradas nos idosos em suas respectivas residências, não havendo necessidade de deslocamento até as salas de vacinação. A instrução é para que esse público aguarde, em casa, a visita dos técnicos do setor de imunização da prefeitura.

Leave a Reply