Alpinópolis tem 72 candidatos disputando 9 vagas na Câmara Municipal

As 9 vagas existentes no Legislativo Municipal serão disputadas por 72 candidatos nas eleições de novembro. Esse número é 24,13% maior que o de concorrentes para o mesmo cargo em 2016, quando a Justiça Eleitoral registrou 58 candidaturas em Alpinópolis. A quantidade de candidatos a prefeito também é maior do que na eleição municipal passada, subindo de 2 para 3.

Todos os atuais vereadores estão, de alguma forma, concorrendo nas eleições de 15 de novembro. São 5 tentando a reeleição na Câmara Municipal e 4 disputando como candidatos a prefeito e vice-prefeito.

Conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quantidade de candidatos a vereador no município aumentou em relação a 2016, no entanto, diminuiu quando comparada com outros pleitos recentes. Em 2012, por exemplo, Alpinópolis teve 95 candidatos para a Câmara Municipal, o maior número já registrado. Em 2008 foram 75 pessoas disputando as 9 vagas e em 2004 eram 68 candidatos.

Fazendo uma análise de concorrência é possível concluir que, neste ano, são 8 candidatos disputando cada uma das cadeiras do Legislativo. Dos 72 candidatos registrados, 27 são mulheres, ou seja, 37,5% e, naturalmente, os outros 45 são do sexo masculino, número que representa 62,5% do total.

Entre os candidatos a vereadores, 32 são filiados aos partidos que apoiam a chapa majoritária formada por Guilherme Lima (PSD) e Pastor Edmilson (PTB). Outros 30 concorrentes são de legendas ligadas à chapa de Rafael Freire (PSB) e Léo do Posto (PL). Os 10 restantes são todos do PSDB e vinculados à chapa puro-sangue dos tucanos José Acácio e Sandra do Nequinha.

O prazo para registo de candidaturas se encerrou no último domingo (27) e, a partir de então, os pedidos passaram a ser analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Enquanto esse julgamento não é finalizado, todos os candidatos já podem fazer campanha política.

Assim, desde domingo está autorizada a divulgação de materiais nas ruas, na internet, em jornais impressos, inclusive o uso de carro de som. O horário eleitoral gratuito no rádio começa no dia 9 de outubro.

Leave a Reply