Alpinópolis registra 3 óbitos por Covid-19 no final de semana e prefeito fala em endurecer medidas

Somente entre a última sexta-feira (21) e a madrugada deste domingo (23), o Departamento Municipal de Saúde registrou um aumento de quase 16% no total de óbitos por Covid-19 até então contabilizados. Neste período, o vírus fez três vítimas na cidade, duas delas da mesma família. O prefeito Rafael Freire (PSB) mostrou intensa preocupação com a situação e declarou que não descarta a adoção de medidas mais rígidas nos próximos dias para tentar conter os efeitos da pandemia em Alpinópolis.

A primeira vítima deste final de semana, foi um idoso, de 88 anos, morador do bairro São Benedito, que estava internado no Hospital Cônego Ubirajara Cabral e morreu no final da manhã da sexta-feira (21). Na tarde de sábado (22) foi registrada a morte de uma mulher, de 69 anos, que havia sido transferida para a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. Já na madrugada deste domingo (23), veio a óbito um homem, de 47 anos, que também estava internado no hospital de Alpinópolis, filho do senhor falecido na sexta.

O número de contaminados também aumentou consideravelmente nos últimos dias. Apenas nesta semana, foram registrados 64 novos casos positivos da doença na cidade. Ao todo, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância Sanitária, são 949 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Alpinópolis, desde o início da pandemia. Desse total, 851 já estão recuperadas, 72 estão em isolamento domiciliar e 6 estão em tratamento hospitalar.

Esse aumento exponencial dos casos levou a Prefeitura Municipal, em parceria com o Hospital Cônego Ubirajara Cabral e o 3º Pelotão da Polícia Militar, a promover uma ação de conscientização na cidade. O gatilho para essa iniciativa, além do aumento dos casos nos últimos dias, foi o fato de Alpinópolis ter alcançado a triste marca de 20 mortos pela doença entre seus moradores. Uma arte, contendo os nomes das duas dezenas de vítimas e uma mensagem de impacto, foi divulgada pela página oficial da prefeitura e acabou viralizando nas redes sociais.

No início da noite de sexta-feira, uma carreata com cerca de 11 veículos —incluindo ambulâncias, viaturas da PM e carros da prefeitura— percorreu as ruas levando uma mensagem de apelo, gravada nas vozes do prefeito, de vários profissionais de saúde atuantes no município e do comandante da PM em Alpinópolis, pedindo conscientização diante da situação difícil pela qual a cidade e a região passam. Em Alpinópolis, todos os leitos de retaguarda do hospital local para atendimento da Covid-19 estão lotados e a Santa Casa de Passos, igualmente, está com os leitos de UTI e enfermaria praticamente saturados.

Imagens da carreata, com vídeos e fotos produzidos por populares, foram bastante divulgadas nas redes sociais e circularam amplamente em grupos de aplicativos de mensagens da cidade, o que acabou deixando os moradores sensibilizados. Antes de sair para compor o comboio, um caminhão permaneceu estacionado em frente ao Hospital Cônego Ubirajara Cabral, com a caçamba coberta com tecido preto e exibindo frases de efeito: “Não pise na bola! Você pode cair em um leito de UTI. Use máscara”.

Rafael Freire lamentou os óbitos, assim como o aumento nos casos, e não descartou adotar medidas rígidas para contenção da pandemia. Destacou a intensidade do trabalho e o esforço que sua equipe vem dedicando neste período e criticou parte da população que insiste em desrespeitar as determinações sanitárias e promover aglomerações.

“Infelizmente Alpinópolis tem passado por dias difíceis, mais uma vez. Nós procuramos tomar as medidas necessárias em cada momento, endurecendo e flexibilizando de acordo com a situação, mas infelizmente, a irresponsabilidade de muitas pessoas nos obrigará, talvez, a ser extremamente rígidos nos próximos dias. Nós estamos fazendo de tudo para não radicalizar, porém, se não houver uma colaboração, uma conscientização geral, não haverá outra saída. Este é um dos piores finais de semana desde o início da pandemia, foram três óbitos, vários pacientes na Santa Casa de Alpinópolis, pessoas que estão chegando e tendo que voltar para casa, pois o hospital não está conseguindo atender a demanda. Parte da população ainda insiste em desafiar a lei, em desafiar o vírus, e promover aglomeração. Depois querem culpar o prefeito. Mas falta de aviso, de conscientização, de fiscalização e trabalho não tem sido. Ou a população cria juízo, daqui para frente, ou vamos ter que colocar a cidade em lockdown por tempo indeterminado”, disse o prefeito.

Leave a Reply