Alpinópolis promove projeto ‘Operação Patinhas’ em defesa da causa animal

Com a finalidade de educar e conscientizar estudantes e suas respectivas famílias sobre as vantagens da esterilização, da adoção e posse responsáveis de cães e gatos, a Cooperativa de Ensino de Alpinópolis vem promovendo um projeto denominado “Operação Patinhas”. As atividades tiveram início no mês de maio, com palestras e outras ações realizadas em diversas escolas do município, e recentemente aconteceu a premiação de um concurso de redação com tema voltado à questão dos maus-tratos aos animais. A iniciativa conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal e da Associação Patas e Focinhos de Alpinópolis.

Segundo a professora Adriane Sarno, idealizadora do projeto, a Operação Patinhas busca, em linhas gerais, trabalhar a socialização dos alunos, promover a valorização e o respeito à vida, além de tornar mais interessantes e participativas as aulas de Ciências dentro das escolas. Ela explica ainda que as atividades são interdisciplinares e abrangem, também, as áreas de Língua Portuguesa, Ética, Educação Física e até Matemática.

O público diretamente envolvido é composto pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. No entanto, as atividades abrangem toda a classe estudantil, não apenas do Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral (Iepuc), onde o projeto nasceu, mas também das escolas estaduais e municipais de Alpinópolis. Até o momento já foram realizadas palestras pela veterinária Sara Damasceno e pelo biólogo Ederaldo Leandro, que falaram das vantagens da esterilização de cães e gatos e sobre a posse responsável desses animais.

Recentemente foi finalizado um concurso de redações com o tema “O combate aos maus-tratos em animais no Brasil”. Essa atividade envolveu apenas a cooperativa de ensino e premiou os alunos Elias Tozzi Morais (4º ano), Luíza Vilela Rodrigues (6º ano), Guilherme Freire Silva Rosa (9º ano) e Isadora Alcântara Silva (2º ano Ensino Médio).

O projeto prevê ainda a realização de outras ações até o final do ano, como a “Semana da Ração”, uma “Cãominhada” e um concurso de cães.

Leave a Reply