Alpinópolis promove aulão interdisciplinar para o Enem 2018

Na noite desta sexta-feira (26), no Teatro São Paulo, em Alpinópolis, mais de 200 pessoas participaram de um evento promovido pelo Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral, o IEPUC, denominado “Aulão Interdisciplinar”. O projeto já está em sua terceira edição e contou, neste ano, com a participação de oito professores que analisaram diversos assuntos que podem ser tema da redação do Enem 2018.

Segundo os organizadores, o principal objetivo dessa iniciativa não é tentar adivinhar o tema do Enem e sim abordar assuntos contemporâneos com o fim de proporcionar a integração dos conteúdos a partir de um tema comum, fomentando o processo argumentativo por meio da análise, interpretação e relacionamento de dados e informações.

O público, em sua maioria, foi composto por estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2018. O evento teve duração aproximada de três horas e estiveram presentes alunos e educadores de várias escolas de Alpinópolis, Carmo do Rio Claro e São José da Barra.

Quatro eixos temáticos foram esmiuçados por professores de cada área e, ao final das análises, houve explanações das técnicas de escrita feitas pelas professoras de Língua Portuguesa e Redação. Foram abordados os seguintes temas: “A expressão de opinião dos usuários nas redes sociais e o efeito das fake news na sociedade”, “O preconceito linguístico – o respeito à diversidade linguística”, “A questão da alimentação irregular e os desafios do combate à obesidade no Brasil” e “Os desafios do aumento da expectativa de vida e seus efeitos na sociedade brasileira”.

Da área de Filosofia participou o professor Lucas Almeida, que leciona no colégio Objetivo de Passos e na PUC-MG. Da área de História o projeto contou com o professor Sérgio Henrique Reis, do Objetivo de Passos e cursinho do IEPUC. De Biologia o professor Thales Morais do cursinho do IEPUC, D. João VI e Colégio Albertino. De Química o professor João Pedro Maia do cursinho do IEPUC e Objetivo de Passos. De Sociologia o professor Matheus Barbosa do Colégio Status e CIC de Passos. De Geografia a professora Durce Vânia do IEPUC, Colégio Tiradentes e Status de Passos. De Língua Portuguesa a professora Regina Célia Damasceno, do IEPUC e Centro de Estudos Supletivos de Alpinópolis. De Redação a professora Valdete Santos Ribeiro do IEPUC e Objetivo de Passos. No decorrer das apresentações, Claiton Oliveira, professor de Educação Física do IEPUC, promoveu algumas dinâmicas e brincadeiras, descontraindo os participantes.

A proposta pedagógica do projeto, de acordo com a Cooperativa de Ensino de Alpinópolis, recai sobre a dinâmica de relacionar informações e contextualizar conhecimento sobre os temas que vem sendo discutidos na contemporaneidade, munindo os participantes de conteúdo para a realização de uma boa redação.

Deixe uma resposta