O município de Alpinópolis alcançou um importante reconhecimento no âmbito educacional ao ser agraciado com o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, referente ao ano de 2024. O anúncio, realizado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC), reafirma o compromisso da cidade com as metas e estratégias voltadas à alfabetização e à redução das desigualdades educacionais.
Além de Alpinópolis, outras oito cidades do Sudoeste de Minas, incluindo Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itaú de Minas, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso, também conquistaram o Selo Ouro. No total, o estado de Minas Gerais destacou-se nacionalmente ao ser reconhecido nessa mesma categoria.
O selo, que pode ser concedido nas categorias ouro, prata e bronze, é uma iniciativa que busca premiar as boas práticas de gestão educacional no cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Em todo o Brasil, os municípios e estados são avaliados com base em suas políticas, programas e estratégias relacionadas à alfabetização.
A conquista em Alpinópolis é fruto de esforços conjuntos entre a gestão municipal e os profissionais da educação. O prefeito Rafael Freire destacou a importância do alinhamento com as diretrizes do programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, proposto pelo MEC e pelo Governo Federal. Ele atribuiu o sucesso à dedicação de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, liderada pela secretária Núbia Maria dos Reis Freitas e pela adjunta Rosimairy Carla de Deus e Silva, enfatizando o papel crucial dos profissionais envolvidos na implementação das estratégias educativas.
O reconhecimento também se torna ainda mais significativo ao considerar que sete municípios da região receberam o Selo Prata, enquanto outros três foram agraciados com o Bronze. Algumas cidades, como Cássia, Itamogi, Nova Resende, Monte Santo de Minas, Pratápolis e São Tomás de Aquino, não figuraram entre as classificações concedidas pelo MEC.
A lista dos contemplados está disponível na página do compromisso e no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). Neste ano, na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, o ministério informa que a seleção contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal e de 4.578 cidades, o que corresponde a cerca de 82% dos 5.570 municípios brasileiros.