Alpinópolis é beneficiada com programa de melhoramento genético de gado

mais_genética_alpinópolis

O município de Alpinópolis foi um dos beneficiados com recursos do programa estadual “Mais Genética”, cujo objetivo é dar suporte a pequenos produtores que desejam melhorar geneticamente o gado de suas propriedades. O projeto é de iniciativa do deputado Emidinho Madeira (PSB) e conta com parceria do IF Sul de Minas, campus Muzambinho, da Emater e do Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Parte do material relativo ao “Mais Genética” foi entregue em uma solenidade realizada em Muzambinho, nesta segunda-feira (18), que reuniu mais de 500 pessoas entre prefeitos, vereadores, lideranças políticas e produtores rurais de toda região. Alpinópolis foi representada pelo prefeito José Gabriel dos Santos Filho, o Zé da Loja (PSD), o diretor do Departamento Municipal de Obras, Daniel Lemos, o presidente da Câmara Municipal, José Acácio Vilela (PSDB) e o ex-prefeito Edson Luiz Resende Reis, o Edinho do Osvaldo (DEM).

Alpinópolis foi contemplada com uma moto, um botijão de sêmen, instrumental de inseminação e material genético. Em contrapartida a prefeitura ficará responsável por fornecer um profissional para realizar a inseminação, pelos custos de deslocamento e manutenção do veículo.

“Os bônus do ‘Mais Genética’, que estamos realizando em parceria com o IF Sul de Minas e o Governo de Minas, através da Emater, ficarão para sempre. São ações simples e que influenciam no sistema de produção das pequenas propriedades agregando valor ao rebanho com aumento de produtividade. No entanto, não há como pensar no sucesso desse programa sem essas parcerias e sem a adesão fundamental dos prefeitos”, frisou o deputado.

emidinho_madeira_mais_genética

No evento, realizado nas dependências do campus do IF Sul de Minas, onde mais de 40 prefeitos estiveram presentes, foram entregues 45 motos, 30 aparelhos de medir umidade e mais 5 salas de prova para atender os setores de leite e café da região. Pelo programa, até o momento, já foram inseminadas mais de 7500 vacas e há ainda, em estoque, 3 mil doses de sêmen disponíveis. O deputado, inclusive, fez compromisso de alocar recursos para a compra de outras 10 mil doses para o ano que vem, além de garantir a aquisição de mais motos que serão distribuídas para os municípios que ficaram de fora dessa remessa.




SOBRE OS COMENTÁRIOS

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.



Importante: Os editores não farão aviso prévio em relação a exclusão ou não aprovação de comentários.