A Prefeitura de Alpinópolis publicou novo decreto para a retomada gradual e com medidas de prevenção do comércio na cidade. Os estabelecimentos estavam trabalhando apenas pelo sistema delivery por conta das restrições impostas pela administração. De acordo com o prefeito Rafael Freire (PSB), será possível realizar retorno gradual uma vez que o município já vem apresentando relativa melhora nos indicadores e o número de vacinados está ligeiramente acima dos percentuais alcançados em Minas Gerais e no Brasil.
Conforme a prefeitura, o novo decreto não adota todas as medidas prevista na versão revisada da Onda Vermelha do Minas Consciente. O documento, mais flexibilizado em Alpinópolis, permite a abertura de academias e salões de beleza o que, neste momento, o Governo de Minas pede que não ocorra. O Decreto 4.291/2021 é datado de 4 de junho e tem seus efeitos válidos a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de junho, quando o que está atualmente em vigência perde a validade.
A partir da publicação, resumidamente, passam a valer as seguintes determinações:
-
- Nos estabelecimentos comerciais será permitido atendimento presencial até às 18h, salvo setor alimentício e drogarias, que poderão atender até às 20h. Após esse horário, fica permitido apenas o delivery de alimentos.
- Proibido aglomeração em praças públicas.
- Proibida a realização de festas em áreas de lazer, ranchos, sítios, etc. Também ficam proibidos os eventos no perímetro urbano.
- Proibido o uso de quadras e campos esportivos, bem como a prática de esportes de contato.
- Academias poderão funcionar até as 18h, respeitando o limite de 20% de pessoas no espaço.
- Salões de beleza e profissionais liberais estão liberados para atender até às 18h, porém somente com agendamento e recebendo um cliente por vez.
- Celebrações religiosas estão permitidas com até 20% de ocupação da capacidade do espaço.
- Bancos e lotéricas deverão funcionar priorizando o agendamento e uso do caixa eletrônico e, no interior das agências, permitir, no máximo, ocupação 20% da capacidade do ambiente.
- Continuam suspensas as feiras-livres e vendas ambulantes.
- As aulas presenciais, nas escolas públicas e particulares, seguem suspensas.
De acordo com Rafael Freire, o retorno moderado das atividades será possível já que houve melhora nos indicadores e há um percentual de vacinados relativamente razoável na cidade, superior aos registrados nas esferas estadual e federal. “Após 10 dias de lockdown, com resultados que ainda serão apurados, mas que já apresentam indicadores de melhoria, editamos um novo decreto que passa valer a partir desta segunda-feira (07), acompanhando a evolução da vacinação e a redução das contaminações. Em Alpinópolis já temos 24,21% da população vacinada, percentual ligeiramente maior que o registrado em Minas, que é de 23,15%, e no Brasil, que é de 22,53%. Também conseguimos reduzir os casos de contaminações na cidade, que caíram de 105 para 82 na última semana, uma queda de quase 22%. No entanto, é fundamental que a população continue colaborando e mantendo o distanciamento social, além de seguir fazendo uso da máscara e do álcool em gel. Juntos vamos vencer a pandemia”, disse o prefeito.
Leia o decreto na íntegra clicando no link abaixo: