Alpinopolense é ordenado diácono permanente

diaconato_samuel_reis1

Quatorze novos diáconos permanentes, incluindo o alpinopolense José Samoel Oliveira Reis, foram ordenados para a Arquidiocese de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (19), na cidade de Caeté/MG. O evento foi presidido pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo.

O advogado Samoel Reis é casado, filho de Orlando Américo dos Reis (Dico) e Dona Piluza, e se torna o segundo diácono permanente natural da cidade de Alpinópolis. O primeiro a receber o diaconato foi o também advogado Dimas Ferreira Lopes, filho do historiador José Iglair Lopes e Dona Nara. Ambos residem na capital Belo Horizonte.

Diácono Dimas Lopes esteve presente na cerimônia de ordenação.
Diácono Dimas Lopes esteve presente na cerimônia de ordenação.

A cerimônia aconteceu no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, às vésperas da Festa de Cristo Rei, e foi acompanhada por padres, religiosos, amigos e familiares dos novos diáconos. Todos os irmãos de Samoel Reis, assim como esposa, filhos e outros parentes, estiveram presentes para prestigiar a ordenação do mais novo clérigo alpinopolense.

Assim como padres e bispos, os diáconos compõem a hierarquia da Igreja Católica. Com a ordenação o novo membro deixa de ser leigo, passa a fazer parte do clero e recebe um sacramento que o faz diácono por toda a vida. Diferentemente de outras autoridades eclesiásticas católicas, o diácono permanente tem permissão para contrair matrimônio.

O diácono permanente, sendo casado, não pode ascender ao grau de padre, portanto, será permanentemente diácono e deverá dedicar a vida ao serviço seguindo os ensinamentos de Cristo. Diaconia significa servir. Entre outras atividades em sua nova missão, Samoel Reis poderá celebrar batismos e casamentos, além de abençoar fiéis.

Leave a Reply