Agropecuária impulsiona geração de empregos em Alpinópolis

colheita-cafe-alpinópolis

Depois de fechar o primeiro quadrimestre do ano registrando retração na geração de empregos, Alpinópolis, impulsionada principalmente pelo período da colheita de café, termina o semestre com saldo positivo de 67 vagas. Somente no mês de junho foram gerados 59 novos postos de trabalho no município.

Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e indicam que o mercado de trabalho alpinopolense se movimentou apresentando 431 contratações e 364 desligamentos no período. Somente o setor de agropecuária foi responsável pela geração de 51 empregos criados nestes primeiros seis meses. Para tal o setor registrou 112 contratações e 61 demissões. Outra área que ajudou a alavancar o bom momento foi o setor de serviços, com 29 vagas geradas.

No entanto, dois importantes segmentos da economia municipal continuam apontando números negativos, a extração mineral (-3) e a indústria de transformação (-17). Já outros apresentaram crescimento tímido, como a construção civil (+5) e o comércio (+3).

Dentro das estatísticas gerais pôde ser verificado que, dentre os desligamentos, 232 foram relativos à dispensa sem justa causa e 3 com justa causa, 22 por término de contrato, 11 por transferência, entre outros.

Junho foi o mês com melhor desempenho com a geração de 59 vagas, já o pior foi abril que registrou a supressão de 17 postos de trabalho. Os demais meses apresentaram oscilação: janeiro (-7), fevereiro (+3), março (+4) e maio (+25).

A microrregião de Passos, na qual Alpinópolis está incluída, acompanhou o cenário estadual, que teve saldo positivo, e terminou o semestre com 1.190 empregos gerados com carteira assinada. Para esse resultado, o mercado de trabalho das cidades da região contou, no geral, com 10.508 contratações e 8.518 desligamentos de janeiro a junho. No mesmo período, o estado de Minas Gerais apresentou saldo positivo de 62.028 novas vagas.




SOBRE OS COMENTÁRIOS

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.



Importante: Os editores não farão aviso prévio em relação a exclusão ou não aprovação de comentários.