Agravamento de pandemia antecipa período de férias em escolas de Alpinópolis

Diante dos riscos causados pela pandemia do coronavírus, as escolas do município de Alpinópolis – incluindo estaduais, municipais e particulares – passaram a cumprir compulsoriamente férias antecipadas nesta segunda-feira (23). A iniciativa, que partiu do Comitê Extraordinário Covid-19, formado por diversas autoridades mineiras, determina que todas as instituições de ensino de Minas Gerais antecipem 15 dias do recesso do calendário escolar 2020.

Isso significa que as férias de julho acabaram sendo adiantadas e serão gozadas, por estudantes e profissionais atuantes nas escolas, até o próximo dia 13 de abril. Os alunos já estavam com as atividades pedagógicas paralisadas desde o dia 18 de março, em decorrência dos decretos emitidos pelo governador Romeu Zema (Novo), no âmbito estadual, e pelo prefeito José Gabriel dos Santos Filho, o Zé da Loja (PSD), no âmbito municipal. Porém, havia previsão de retorno para esta segunda-feira, dia 23, o que obviamente não aconteceu.

A atual determinação de antecipação das férias foi estabelecida por meio da ‘Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 15, de 20 de março de 2020’, em função da situação de Calamidade Pública decretada em Minas Gerais, por conta do agravamento da pandemia do coronavírus. O art. 4º da referida deliberação diz que “durante o período de suspensão das atividades de educação escolar básica, para fins de futura reposição, considera-se antecipado o uso de 15 dias do recesso do Calendário Escolar de 2020, a contar de 23 de março de 2020”.

Já o art. 6º, para fins de esclarecimento em relação à abrangência da normatização estadual, diz que “os sistemas municipais de ensino e a rede de escolas particulares de Minas Gerais observarão as normas do Sistema Estadual de Educação como medida preventiva à propagação do Covid-19, no âmbito de suas competências”.

O documento vai assinado por 20 autoridades estaduais componentes do citado comitê, entre elas Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna e Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, secretários de estado de Educação e Saúde, respectivamente.

Leave a Reply