Adolescente de Alpinópolis lança livro de poemas

A adolescente Flávia Moreira Araújo, de 17 anos, lançou seu primeiro livro de poemas com o título ‘Poemas de uma garota nada convencional’, pela editora Fábrica do Livro. A obra, com 50 páginas traz textos que abordam o amor próprio e o resgate da autoestima. A autora, diagnosticada aos 13 anos com espectro autista, se valeu da escrita para sair de quadros de tristeza, angústia, depressão e com o livro quer ajudar outras pessoas. Um dos exemplares foi entregue ao prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire.

De acordo com Flávia, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dona Indá, ver o produto de seu esforço materializado é gratificante. “Eu escrevo desde muito criança, sempre gostei da escrita, tenho vários materiais que dariam mais de 100 livros, mas que estão perdidos em computadores ou pendrives. Com a realização desta obra, que são poemas de autoconhecimento, creio que em breve devo lançar outros livros. Tenho escrito romances, ficção e outros poemas”, disse a garota ‘nada convencional’.

O processo de criação do livro de poemas é resultado de uma busca pela cura da depressão com apoio da família, principalmente meu pai Francisco Alves de Araújo Filho, minha mãe Valdileia Moreira Vaz Araújo e minha irmã Gabriela Moreira Vilela, além de profissionais da saúde e de amigos. “Me autoconheci, passei a me amar como sou, tenho confiança em mim e agora sei quem eu sou e do que sou capaz. Por isso, quero de alguma forma ajudar outras pessoas que talvez passem por questões parecidas com as quais passei”, salientou a multitalentos, que além de escritora é cantora e pintora.

Leitora assídua de grandes obras, Flávia contou à reportagem que é até injusto citar alguns autores prediletos, mas que tem uma predileção por Clarice Lispector, Mario Quintana e Willian Shakespeare.

Em seu perfil pessoal nas redes sociais, o prefeito Rafael Freire escreveu que Flávia tem uma história de vida de superação muito bonita. “Ela é autista, passou por um período de depressão, e encontrou na literatura, na escrita, uma forma de superar esses obstáculos que a vida lhe impôs. Hoje nós temos a oportunidade de aprender com seus talentos’’, disse o prefeito aconselhando as pessoas a conferirem o perfil do Instagram de Flávia.

Fonte: Folha da Manhã

Leave a Reply