Candidatos expõem seus planos em debate

Terminou, há pouco, o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Alpinópolis. O evento foi promovido e organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 196ª seção de Minas Gerais, comarca de Alpinópolis. Contou com a presença de todos os quatro candidatos a prefeito: Éder Nilton do PSOL, Júlio Batatinha do PTB, Léo do Posto do PPS e Sandra do Joaquim Itamar do DEM (estes, seus respectivos nomes de campanha em ordem alfabética).

Presença de todos os candidatos no debate realizado pela 196ª Subseção da OAB Alpinópolis

O debate foi realizado no dia 03/10/2012, com início às 17h, dentro de aproximadas 3h, como programado. Ocorreu sem a presença popular. Foi transmitido pela rádio Cooprol FM, através da qual o eleitor pode acompanhar ao vivo, propostas, embates e discussões entre os candidatos sobre temas relevantes segundo os próprios candidatos ou perguntas formuladas pela comissão da OAB, organizadora do evento.

O Tribuna Alpina considera de importância fundamental este tipo de confrontação de idéias, pois permite ao eleitor avaliar com mais segurança o preparo e as condições dos candidatos em lidar com os problemas correntes que a cidade enfrenta.  Desde a Grécia antiga, berço da política e democracia, este tipo de discussão vem a ser um dos princípios mais importantes da participação do povo nas decisões relevantes da sociedade.

Espera-se que os eleitores indecisos, a partir dessa nobre iniciativa, possam exercer de forma consciente o exercício da democracia através do voto. Quanto mais esclarecida a população, maiores as chances de se legitimar as lideranças escolhidas em nossa comunidade.

É a única forma de fornecer legitimidade ao poder conferido aos representantes do executivo e legislativo. Que sejam claros e não escondam informações durante seus mandatos, pois é direito da população o acesso as informações sobre a administração dos bens públicos, pagos com o dinheiro de impostos.

Leave a Reply