O Conselho Municipal de Saúde de Alpinópolis – CMS, realizou neste dia 27 de setembro às 18:30 um encontro com os candidatos a prefeito de Alpinópolis, objetivando a apresentação de propostas para o setor de saúde. O evento foi realizado no prédio da Câmara Municipal e contou com a presença de três dos quatro postulantes à prefeitura, estando ausente Julio César Bueno da Silva, o Julio Batatinha. O candidato enviou ofício alegando sua falta a compromissos de campanha pré-agendados. Segundo informações do CMS, a comunicação sobre o encontro foi enviada no dia 20 de setembro e recebida, com força de protocolo, por todos os candidatos.

AS REGRAS
Os assuntos abordados foram Política da Atenção Primária no Município, Serviços de Média e Alta Complexidade e Gestão do Trabalho em Saúde (Política de Valorização do trabalhador da Saúde). Cada candidato pode explicitar suas propostas, sob a aplicação das seguintes regras:
- Tópicos foram apresentados separadamente de acordo com a sequência da ordem: Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, Gestão do Trabalho.
- O tempo para a apresentação das propostas de cada tópico foi rigorosamente limitado a 5 minutos por candidato (visando transparência e melhor desenvoltura do evento, houve utilização do cronômetro).
- A sequência da ordem da apresentação de cada candidato foi estabelecida através de sorteio.

O ENCONTRO
A reunião começou pontualmente as 18:30 e foi encerrada às 19:30. Além da ausência do candidato Julio Batatinha, merece também registro a pouquíssima participação dos profissionais do setor de saúde, dos 62 participantes do evento apenas 25 eram representantes da classe. Sandra Mara Morais da Silveira Borges (Sandra do Joaquim Itamar) – DEM, Leonaldo Cândido da Silveira (Léo do Posto) – PPS e Éder Nilton de Souza Pinto – PSOL puderam, durante uma hora, expor aos presentes suas propostas seguindo as determinações supracitadas.
Em relação à Política de Atenção Primária, a tônica dos discursos dos candidatos foi a questão do não cumprimento das 8 horas de trabalho diárias dos médicos, havendo todos se comprometido a solucionar este impasse. No tocante à Média e Alta Complexidade, todos foram enfáticos em relação ao convênio com o Hospital Monsenhor Ubirajara Cabral, comprometendo-se a executar o pagamento do subsídio em dia. Outro assunto polêmico abordado foi o horário de atendimento nos ambulatórios que, segundo críticas dos participantes, é insuficiente para a demanda, devendo ser estendido para que o pronto-socorro seja desafogado. A questão da realização de procedimentos cirúrgicos no próprio município também foi discutida, havendo um consenso no que tange ao incremento deste tipo de intervenção, evitando assim, a prática tão comum por aqui da “ambulancioterapia”. Outros temas tratados foram os convênios com os consórcios CISMIP e CISLAGOS e a implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, assuntos que geraram algumas disparidades entre as opiniões dos candidatos.
Apesar de algumas trocas de farpas neste primeiro confronto cara a cara, diferentemente do tom acalorado que vem sendo adotado nos últimos programas de rádio, os prefeituráveis presentes mantiveram uma postura praticamente neutra, fazendo acusações leves e focando o discurso, quase que exclusivamente, na apresentação das propostas.
AVALIAÇÃO DO CONSELHO DE SAÚDE

Para o presidente do CMS, Thales de Oliveira Morais, o encontro foi produtivo e os candidatos tiveram total liberdade de explicitar suas propostas em um espaço 100% imparcial. Apesar de entender que algumas propostas estão fora da realidade orçamentária municipal, o dirigente do conselho avaliou positivamente a reunião, lamentando apenas a ausência de um dos candidatos e dos profissionais da saúde. “O CMS entende que existe uma grande necessidade de estreitamento da entidade com o poder executivo e promoveu este encontro justamente para que o laço já fosse criado desde já, independente de quem saia vitorioso nas urnas. Pelo evidente envolvimento dos membros do conselho com as questões de saúde, entendemos que algumas das propostas são inviáveis e dificilmente poderão ser concretizadas por falta de respaldo orçamentário, mas respeitamos a liberdade de expressão de cada candidato e seu direito de manifestar e apresentar suas idéias. Uma lástima foi a ausência dos profissionais da saúde no encontro, são mais de 170 servidores municipais lotados no setor e houve o comparecimento de apenas 25 deles. Outra ocorrência lamentável foi o não comparecimento do candidato Julio Batatinha à reunião”, concluiu o presidente.