17 de Dezembro – Alpinópolis completa 82 anos de emancipação

Há exatos 82 anos, no dia 17 de dezembro de 1938, conquistávamos nossa independência político-administrativa da vizinha e irmã cidade de Nova Resende. Alpinópolis começou da forma como todo novo município deveria começar. Do início, crescendo com identidade própria e a custa de muito esforço e trabalho duro, sempre almejando construir um lugar digno para que sua valorosa gente habitasse em paz. Mesmo enfrentando vários percalços ao longo de sua história, Ventania foi valente e venceu todos. É certo que existem sequelas que jamais poderão ser endireitadas, mas o alpinopolense segue com obstinação a máxima de Charles Darwin que diz: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que se adapta a mudanças”. Sempre fomos maiores que nossos problemas.

HISTÓRIA

Segundo o historiador José Iglair Lopes, a emancipação política de Alpinópolis resultou de uma luta madura, empreendida por grandes nomes da política local como Antônio Herculano dos Reis, José de Carvalho Faria, José Jacinto Ribeiro, padre Gerardo Ferreira Reis e padre Orlando Vieira Vilela, que depois de muito esforço e habilidade política, conseguiram a assinatura do Decreto  nº 148 de 17 de dezembro de 1938. Foi através desse documento que nossa terra, até então distrito de Nova Resende, tornava-se um município autônomo, independente.

O NOME

Fato interessante a ser lembrado é que o antigo nome de Arraial de São Sebastião da Ventania, ou simplesmente Ventania, foi mudado para Alpinópolis em data anterior à emancipação do município. Isso por conta dos coronéis do arraial que ficaram deslumbrados com as belas histórias dos Alpes Europeus contadas pelo professor Paulo Garabini e se empenharam para que sua terra tivesse um nome que fizesse menção àquele belo espetáculo da natureza.

Assim sendo, foi assinada a Lei Estadual nº 622 de 18 de setembro de 1914 que efetivava a alteração da nomenclatura e nos tolhia da originalidade do nome Ventania que posteriormente, em 1990, nos foi tomada por uma cidade do estado  do Paraná, que hoje tem o privilegio de ter estampado nos mapas e placas de carros o pitoresco nome: VENTANIA-PR.

Município de Ventania, no Paraná.

A DATA

Até o ano de 1997 os alpinopolenses comemoravam erroneamente o aniversário da cidade no dia 20 de janeiro, fato corrigido pela incansável pesquisa de Iglair, que buscou com esmero os verdadeiros dados e fez justiça ao 17 de dezembro. O ilustre historiador descobriu nos arquivos do Governo do Estado de Minas Gerais o Decreto 148 de 17 de dezembro de 1938, assinado por lendárias figuras da história do Brasil como Benedicto Valladares Ribeiro, José Maria de Alkmim, Ovídio Xavier de Abreu, Israel Pinheiro da Silva, Cristiano Monteiro Machado e Odilon Dias Pereira; o qual emancipava definitivamente nossa cidade com o nome de Alpinópolis. Há que ressaltar, porém, que o feriado do dia 20 de janeiro foi mantido, já que nessa data é comemorado o dia do padroeiro da cidade, São Sebastião, e é o encerramento de uma de nossas mais tradicionais festas.

ERRO GRÁFICO

No dia 20 de dezembro de 1938 o jornal oficial Minas Gerais publicou o Decreto 148 com um anexo listando os municípios emancipados, divulgado às 19h pela Rádio Inconfidência de Belo Horizonte. Ao listar os nomes, o locutor anunciou ALVINÓPOLIS ao e não ALPINÓPOLIS, deixando a população “com o grito na garganta e o foguete na mão”. As autoridades entraram em contato imediato com o Palácio do Governo, na capital, de onde receberam informações de que o engano seria corrigido imediatamente através do Diário Oficial do Estado. Em 28 de dezembro de 1938, o Minas Gerais publicou na íntegra o Decreto 148, com as devidas correções.

INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO

A instalação foi designada pelo Governo de Minas para o dia 1º de janeiro de 1939 e, numa só festa, o povo comemorou a emancipação e a instalação do município. Durante os festejos foi inaugurado um marco comemorativo, monumento fincado em frente à Igreja Matriz de São Sebastião, que se encontra no mesmo lugar até os dias de hoje.

PRIMEIRO PREFEITO

Antônio Herculano dos Reis

Antônio Herculano dos Reis foi o primeiro prefeito de Alpinópolis, nomeado na data de 10 de janeiro de 1939 pelo governador Benedicto Valladares, tendo comandado o município entre as datas de 16 de janeiro de 1939 e 28 de fevereiro de 1941. Desde então, Alpinópolis já teve 24 prefeitos, alguns nomeados e a maioria eleitos através de acirradas disputas políticas que sempre apimentaram as eleições municipais. Em 1º de janeiro do próximo ano, toma posse o 25º mandatário alpinopolense, Rafael Henrique da Silva Freire, de 27 anos, o prefeito mais jovem da história do município.

Nomeação do 1º prefeito de Alpinópolis

 

Referência Bibliográfica: LOPES, José Iglair. História de Alpinópolis: nos séculos XVIII, XIX e XX, até 1983/José Iglair Lopes; colaborador: Dimas Ferreira Lopes. – Belo Horizonte: O Lutador, 2002.

Leave a Reply