Concurso Garota da Folha está de volta

O leitor saberia dizer, imediatamente, o nome da atual Miss Brasil? Ou quando e onde foi realizado o Miss Minas Gerais 2012? Apesar de terem caído em um relativo esquecimento midiático, é fato concreto que esses concursos ainda existem. No entanto, é inegável que no Brasil competições de belas mulheres desfilando perderam a graça e a relevância há pelo menos 20 anos. Isso, porém, pode ser explicado com razoável simplicidade: em um país no qual a grande mídia estabelece como parâmetro de beleza as exibicionistas “mulheres fruta”, um desfile onde as candidatas se apresentam com vestidos longos, trajes típicos e roupa de banho (sem tanta ousadia), deixa de despertar o interesse do público.

Pensando nisso, há exatos 11 anos, o diário de circulação regional Folha da Manhã, resolveu reacender o encanto por esse tipo de evento criando o concurso Garota da Folha. As cidades que contavam com coluna social no jornal, realizavam o concurso municipal, elegendo no final a sua Garota da Folha que, posteriormente, representava sua cidade no Garota da Folha Regional. O evento foi realizado nos anos de 2001, 2002 e 2003, tendo Alpinópolis participado das três edições.

Vencedoras do Garota da Folha: Taciane, Sarah e Bianca

A final da etapa alpinopolense sempre foi marcada por festas glamourosas que abrilhantavam a escolha de nossa representante na etapa regional. Foram eleitas, respectivamente, Taciane Silveira (Garota da Folha 2001),  Sarah Leonel (Garota da Folha 2002) e Bianca Vaz (Garota da Folha 2003). Depois de um hiato de nove anos, o colunista e representante alpinopolense do jornal Folha da Manhã, Daniel de Paula, decide de forma ousada ressuscitar o concurso em 2012.

Ana Carla Silveira

“Essa foi uma das realizações, dentre as várias que promovi através de meu trabalho na Folha da Manhã, que me deu maior satisfação, pois despertava nas pessoas um envolvimento muito bacana com o evento. O Garota da Folha não é exatamente um concurso de miss e sim algo que busca resgatar certas virtudes que andam um pouco esquecidas pela juventude. Além da simpatia das meninas, é também levado em consideração uma boa postura na comunidade, valores éticos e morais e, obviamente, a beleza física”, revela o colunista.

Tayná Morais

Na edição 2012/2013 serão oito as garotas  que participarão da grande final a ser realizada no mês de março do próximo ano. Pelos critérios do evento, será escolhida uma a cada mês, tendo idade entre 14 e 17 anos. A Coluna de Alpinópolis da Folha da Manhã já publicou os questionários e o ensaio fotográfico de duas delas: Ana Carla Silveira, garota concorrente do mês de julho e de Tayná Morais,  participante do mês de agosto. O Tribuna Alpina dará total cobertura ao concurso.

Leave a Reply